fbpx
jc1140x200

Apae receberá R$ 225 mil da Prefeitura de Lagoa da Prata

Foto: Ascom da Prefeitura de Lagoa da Prata

A Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata realizou no dia 30 de agosto a formalização do convênio que irá repassar 225 mil reais para a Apae de Lagoa da Prata. A entrega foi realizada no gabinete do prefeito Paulo Teodoro.

O repasse foi recebido pelo presidente da entidade, Edilson Santos, e pela coordenadora Lurdes Modesto. O repasse, que é referente aos meses de agosto de 2017 até dezembro de 2018, deverá ser destinado para a área de serviços socioassistenciais.

Atualmente, a Apae atende 85 pessoas com deficiência intelectual e múltipla, e autistas e suas famílias. Segundo o plano de trabalho da instituição, o valor recebido ajudará a dar continuidade nos serviços socioassistenciais, buscando avançar na qualidade dos serviços prestados de habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência, assegurando a efetivação dos direitos, buscando um desafio de vencer a negação de direitos e invisibilidade dessa importante parcela da população.

O repasse aconteceu através de Chamamento Público, por meio da Secretaria de Assistência Social, conforme a Lei Federal de Diretrizes Orçamentária e Lei Orçamentária Anual nº 13.019 de 31 de julho de 2014 e Decreto Municipal nº 304 de 14 de dezembro de 2016.

A Apae atua há 35 anos no município levando projetos como hidroterapia, equoterapia, viveiro de aves, coral “Vozes Especiais”, oficinas de artes, culinária, paisagismo, horta de verduras e legumes, entre outras ações. Em especial, este recurso custeará funcionários que trabalham nos projetos Corpo Mente em Ação, Vida Saudável, Musicalização e socialização, Arte Terapia – COR e AÇÃO, Jardim em Artes, Terra e Vida (horticultura), Horta Suspensa(pessoas com dificuldade de mobilidade), Ser Criança(autista), Ambiência de Vivências (Lar Doce Lar), Por uma vida melhor (Autista), CRIARTE(artesanato), APRECIARE(culinária/avicultura), Percussão, Congado/reinado; Capoeira, Mãos Virtuosas (artesanato /família), Passos e Laços; (família) e Vida Saudável (hidroginástica/família).

EQUOTERAPIA

O serviço oferecido pela Apae foi viabilizado por meio de um convênio firmado com a Prefeitura. As sessões são realizadas no haras RGA, na estrada do Retiro, em Lagoa da Prata, de segunda a sexta-feira.

HIDROTERAPIA, ESPORTE E LAZER

A Hidroterapia é um método que usa as propriedades curativas da água em uma abordagem multi e interdisciplinar na habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência e necessidades especiais e/ou educacionais.

Hidroterapia

AVICULTURA

A entidade trabalha com a criação de pintinhos, frangos, galos, galinhas e patos. O objetivo é que através da interação dos usuários da Apae e da Escola Helena Aparecida estes possam se desenvolver ainda mais. Recentemente, o viveiro teve 25 aves furtadas e a entidade tem contado com doação para repor os animais. A ideia é que ao longo dos próximos meses a produção aumente e as vendas das aves e dos ovos gerem mais renda para a instituição.

HORTA SUSPENSA

Cerca de 90 usuários da Apae e da Escola Helena Aparecida fazem parte do projeto de horta de verduras e legumes. O projeto começou com a horta em canteiros comuns. Neste ano, a entidade expandiu projeto e inaugurou a horta suspensa para que todos, inclusive cadeirantes, tivessem acesso.

Horta Suspensa

VOZES ESPECIAIS

Criado em 2013, o coral conta com 32 crianças e adolescentes. Hoje ele é regido pelo maestro Rick, da dupla Rick e Zezé. Os ensaios acontecem às terças-feiras. Além de ser um momento lúdico para os alunos, alguns, dizem que durante as apresentações eles sentem que são ouvidos de múltiplas maneiras pela população, tornando a inclusão verdadeiramente real.

Coral Vozes Especiais

Os interessados em comprar as verduras, legumes, frangos, ovos e galinha caipira da Apae poderão entrar em contato pelo telefone  (37) 3261-4749.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?