fbpx
jc1140x200

Toninho da Laje, novo presidente da Câmara de Lagoa da Prata, comenta desafios e prioridades da sua gestão

Em entrevista ao radialista Yuri Urquisa, vereador afirmou que pretende estimular a participação popular nas reuniões da Câmara e que quer alterar a legislação sobre os ‘trenzinhos da alegria`.

Antônio Justino, o Toninho da Laje, é o novo presidente da Câmara Municipal de Lagoa da Prata. Toninho foi eleito na reunião ordinária de 5 de dezembro por 6 votos favoráveis – o vereador Sargento Washington, seu concorrente, conseguiu 3. 

Toninho da Laje está em sua primeira legislatura como vereador. Ele foi eleito pelo partido Cidadania nas últimas eleições municipais, em 2020, com 589 votos.

Foi a segunda vez que Toninho se candidatou. Na primeira vez, em 2016, não conseguiu a vitória porque a legenda não obteve votos suficientes para eleger um vereador.

Em entrevista ao radialista Yuri Urquisa, concedida em 12 de janeiro, o presidente comentou sobre sua atuação como vereador nos dois últimos anos e contou alguns planos para o futuro na presidência do Legislativo Municipal. Toninho da Laje explicou que, ao chegar à Câmara como vereador eleito pela primeira vez, se surpreendeu com a baixa presença do público. Esta ausência, para ele, é um problema na medida em que a população lagopratense deixa de participar de discussões importantes e, em consequência disso, de decisões políticas que podem impactar o cotidiano da cidade.

Face a este problema, uma de suas propostas como presidente da Câmara é justamente estreitar os laços com a comunidade.

“Eu almejo tentar levantar os presidentes das comunidades que a gente tinha há algum tempo atrás e reviver estas comunidades, estreitando os laços da comunidade com o Legislativo”, comentou Toninho.

Outra ideia é uma Escola do Legislativo para instruir a população sobre o papel do vereador e sobre os trâmites da Câmara. 

Toninho da Laje (Foto: Câmara de Lagoa da Prata/Divulgação)

Cemitério particular

O presidente da Câmara também comentou brevemente sobre projetos de interesse dos lagopratenses, a pedido dos ouvintes, como a Lei do Chacreamento, questões sobre a pavimentação das vias públicas, distribuição de cestas básicas da Prefeitura e a construção de um novo cemitério público. Sobre este último, foi aprovado recentemente pela Câmara um projeto de lei que regulamenta cemitérios particulares. Agora, cabe ao Executivo sancionar o projeto.

No geral, as questões foram respondidas de forma técnica, demonstrando atenção às demandas dos ouvintes, e com base na experiência adquirida nos dois primeiros anos do mandato como vereador.

Perguntado sobre a questão da iluminação pública, em especial sobre as trocas de lâmpadas, Toninho afirmou que a atual empresa responsável por este processo, escolhida por licitação, tem deixado a desejar. No entanto, ele lembra da aprovação de um projeto que destina 11 milhões para a instalação de lâmpadas de LED nos postes da cidade – o que, para ele,  trará mais segurança aos moradores.

Estradas rurais

Toninho da Laje também respondeu sobre a situação das estradas rurais de Lagoa da Prata que têm sido alvo de reclamações de moradores, especialmente na comunidade dos Mirandas.  Ele explica que devido ao tempo chuvoso, a manutenção das estradas é inviável: “Eu sempre tenho pedido ao prefeito e aos secretários para se atentarem à situação das estradas rurais, que é uma preocupação comum do produtor rural”.

O bom relacionamento com a administração municipal, inclusive, parece ser uma das bases do seu mandato como presidente da Câmara. 

Trenzinho da Alegria

O presidente da Câmara, sobre os projetos futuros, explicou que pretende alterar a legislação que regulamenta as carretas de entretenimento, também conhecida como “trenzinho da alegria”. A ideia é de que haja um espaço maior entre a vinda de uma carreta e outra para não prejudicar os empreendimentos locais que concorrem indiretamente com ele. Outra proposta é um dia beneficente para crianças de famílias em situação de vulnerabilidade social que não têm condições de arcar com o custo.

O Jornal Cidade entrou em contato com Toninho da Laje com perguntas específicas sobre suas prioridades enquanto presidente da Câmara, mas, até o momento, não teve retorno.

Nova composição da Câmara

Eleita em 5 de dezembro, a nova Mesa Diretora da Câmara de Lagoa da Prata tomou posse no começo de janeiro para o biênio 2023/2024. A atual composição conta com Toninho da Laje (Cidadania) na presidência, Pavio (PV) como vice-presidente, Carol Castro (PSB), ex-presidente da Câmara, como 1ª  secretária e Soninha (MBD) como 2ª secretária. 

Toninho foi eleito presidente da Câmara em 5 de dezembro. Foto: Assessoria de Comunicação da Câmara de Lagoa da Prata/Divulgação)
jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?