fbpx
jc1140x200

Prefeituras da região Centro-Oeste de Minas reforçam segurança nas escolas

A situação tem preocupado pais e autoridades dos municípios.

Uma onda de ameaças e fake news tem deixado pais de crianças e adolescentes em idade escolar extremamente preocupados. Com o objetivo de proteger esse grupo e funcionários dos locais, prefeituras da região têm se movimentado para oferecer mais segurança nas escolas.

Em Lagoa da Prata, no dia 10 de abril, a Guarda Civil Municipal intensificou o patrulhamento escolar, atendendo todas as 12 escolas municipais e o CEMAE. Os guardas estão visitando as escolas com paradas estratégicas e interagindo com as crianças, orientando e acalmando os alunos.

No dia 11, o patrulhamento estratégico continuou, porém, foi feita uma adaptação para cobrir ainda mais escolas, incluindo algumas escolas estaduais na lista, além das 12 municipais.

Nesta quarta-feira (12), o comandante Rodrigues se reuniu com a secretária de Educação, Adriana Ferreira, a fim de organizarem as imagens do monitoramento escolar. Todas as escolas municipais de Lagoa da Prata já contam com sistema de vídeo monitoramento, que agora será monitorado pela GCM. Além disso, está sendo feito o projeto para instalação de totens com câmeras 360º e botão do pânico na porta das escolas, além de estudo da implantação de outro botão do pânico dentro das instituições, para rápido acesso dos funcionários ali lotados.

As viaturas hoje estão com um plano estratégico mais eficiente do que nos dois primeiros dias, vindo a cobrir a maior área escolar possível, incluindo escolas municipais, estaduais e privadas.

Todas as denúncias recebidas estão sendo repassadas para a inteligência e para a Polícia Civil para que averiguem os fatos e identifiquem os autores das “fake news”.

A GCM ainda orienta os pais a olharem as mochilas dos seus filhos antes e após a ida à escola, a averiguarem o celular e os quartos para ver se não há nada de errado. “Também pedimos encarecidamente que não divulguem postagens que recebem. Caso recebam postagens suspeitas ou notem algo suspeito perto das escolas, pedimos que repassem para o nosso WhatsApp 37-32614050 ou liguem para 153 na GCM ou 190 na PM”, pediu a prefeitura.

Em Moema, com o objetivo de tranquilizar os pais e oferecer mais segurança aos alunos moemenses, a Prefeitura fará investimentos em instalações de mais câmeras de monitoramento e concertinas nos muros dos prédio escolares; e implementação de detectores de metais nas entradas das escolas. Também foi feita parceria com a Polícia Militar para ampliar a presença de forças de segurança nas mediações escolares.

A Prefeitura também repudia veementemente quaisquer notícias falsas, principalmente, àquelas que geram terror às comunidades, como é o caso de falsas invasões em escolas para ataques.

Segundo a Prefeitura, os alunos merecem e devem estudar com segurança, bem como seus pais e familiares estarem tranquilos de deixá-los no ambiente escolar.

Em Arcos, a Prefeitura já delineou um plano de ação com foco na segurança dos estudantes da Rede Municipal. As medidas contemplam nas escolas: implantação de câmeras de segurança, concertina, portões eletrônicos e interfone com câmera e vigias/seguranças contratados.

As primeiras estratégias foram traçadas no dia 10 de abril,  durante uma reunião do prefeito Claudenir José de Melo (Baiano) e da secretária de Educação de Arcos, Sônia Zuquim, com os secretários Daniel Mendonça (Obras), Klédson Souza (Planejamento), Paulo Henrique Miranda (Cultura, Esporte, Lazer e Turismo) e representantes da Assessoria Jurídica e da Educação.

Extremamente preocupado com os ataques recentes ocorridos em escolas no país, o prefeito Baiano defende que as medidas que resguardam estudantes e toda comunidade escolar são extremamente necessárias. “Segurança é dever do Estado, porém, a segurança escolar em Arcos é dever da Prefeitura e de todos”.

O prefeito também faz um pedido às escolas estaduais e particulares que providenciem planos de ação pela segurança escolar.

Nesta terça-feira (11),  pela manhã, a Secretaria de Educação convocou todas as diretoras da Rede Municipal para informar sobre as estratégias adotadas pelo Município. “Aos pais e toda comunidade escolar, a gente pede que eles fiquem tranquilos. A Prefeitura, por meio de todas as Secretarias, está envolvida pela segurança dos alunos, professores e profissionais da educação”, disse Zuquim.

Em Japaraíba, o Prefeito Écio Veloso se reuniu na tarde desta segunda-feira (10), com os secretários de Educação, Administração e o Sargento Ramon Ribeiro para alinhar estratégias para reforçar a segurança nas Escolas Municipais, mas detalhes ainda não foram divulgados.

Em Santo Antônio do Monte, para maior tranquilidade e segurança dos alunos, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, informou que já está adotando medidas preventivas para garantir a segurança dos alunos nas escolas e CEMEIs das redes municipal, estadual e particulares de ensino.

Além de contar com o apoio da PM da  cidade com o Programa de Proteção Escolar, comandado pelo Tenente Sérgio Oliveira, que visa a orientação dos funcionários e dos alunos nas instituições de ensino, a prefeitura estuda a possibilidade de contratação temporária de seguranças para desenvolverem atividades vinculadas à proteção dos estudantes e profissionais docentes e não docentes nos próprios prédios públicos.

“Além de tais ações, a Administração Municipal 2021/2024 já está em processo de contratação de empresa especializada na instalação de concertinas, monitoramento de câmeras de segurança, aquisição de detectores de metal, para todos os CEMEIs e escolas municipais. Serão oferecidos também cursos de segurança para todos os profissionais da rede de ensino. Lembramos que a entrada de estranhos dentro das instituições sempre foi controlada. Contamos com a colaboração dos pais e responsáveis para que nos ajudem a manter a ordem na entrega e busca das crianças. Quanto menos tumulto, mais controle teremos nesses momentos”, informou.

Em Formiga, na tarde desta terça-feira, 11 de abril, o prefeito Eugênio Vilela e a vice-prefeita Adriana Prado receberam, no Gabinete Municipal, representantes da Polícia Militar para uma importante reunião na qual foram alinhadas estratégias que serão adotadas pelo Executivo para proporcionar mais segurança aos alunos e servidores das escolas e Centros de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino, como a instalação de concertina, porteiro eletrônico e, a seguir, câmeras do sistema “Formiga de Olho” e, assim, dar mais tranquilidade aos responsáveis pelos estudantes. O encontro contou, também, com a presença do Secretário Municipal de Educação e Esportes, Jaderson Teixeira, que, na próxima semana, conduzirá uma reunião com a participação da Polícia Militar e dos diretores das escolas municipais, estaduais e particulares de Formiga. Na oportunidade, será criado um Conselho Municipal Permanente de Segurança Educacional.

Outras medidas

Mais medidas de segurança passam a valer na Rede Municipal:

– Só poderão buscar as crianças nas escolas as pessoas que tiverem sido previamente informadas pelos pais, por meio de um questionário que será enviado aos tutores;

– Só poderão entrar nas escolas pessoas identificadas e autorizadas pelos diretores;

Ainda nesta semana, outras reuniões devem acontecer com especialistas em segurança para que eles possam contribuir com a implantação do plano de segurança escolar.

Escolas Estaduais 

Depois de anunciar uma operação que prevê a visita periódica de policiais militares nas escolas estaduais, medida considerada insuficiente por especialista, o governo de Minas Gerais lança, nesta quarta-feira (12), novas medidas de prevenção à violência e fortalecimento da rede de proteção.

“Uma das novidades é a adoção de um novo protocolo de acesso aos prédios escolares, que vai tornar obrigatória a identificação e autorização para a entrada de visitantes nos espaços. Outra medida é o reforço no fluxo a ser seguido pelos gestores escolares, da rede pública ou privada, para a ocorrência de violência ou ameaças”, explica o governo de Minas.

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?