fbpx
jc1140x200

Segundo turno das Eleições 2018 acontece neste domingo(28)

Foto: Niyazz/Thinkstock

No próximo domingo (28) cerca de 15 milhões de mineiros devem ir às urnas. A Justiça Eleitoral orienta que os eleitores esclareçam suas dúvidas e fiquem atentos às especificidades e novidades desta eleição. Desta vez o pleito será apenas para dois cargos – governador e presidente -, uma votação bem mais simples que a do primeiro turno, mas, mesmo assim, é importante se precaver para algumas situações que fizeram muitas pessoas anularem seus votos no dia 7 de outubro.

A Juíza de Direito da Comarca de Lagoa da Prata, Dra. Gisa Carina Gadelha Sabino, disse que algumas reclamações sobre mau funcionamento de urna foram registradas na nossa cidade, mas as avaliações dos casos mostraram que foram situações de equívocos do próprio eleitor. De acordo com a juíza, esta realidade de Lagoa da Prata é similar às das demais localidades:  “Aqui aconteceu apenas uma substituição de urna, que não estava funcionando bem, e era um problema técnico mesmo, passível de acontecer”, disse.

Questionada se os erros são cometidos mais por pessoas idosas que não têm muita familiaridade com tecnologia, a Dra. Gisa respondeu que isso é muito relativo, pois os jovens também cometem erros: “Pessoas mais velhas costumam ter dificuldade na operação da urna, mas eles normalmente chegam ao local com os números anotados e sabendo em quem irão votar. No caso dos mais jovens, os erros mais cometidos são porque vão às urnas sem terem feito as reflexões sobre em quem votar, e costumam confiar na memória e não levar a colinha”, adverte.

Neste segundo turno, a ordem de votação irá iniciar pelo cargo de Governador, são dois dígitos. Depois vem o segundo voto para o cargo de presidente, também com dois dígitos, e a Juíza orienta os eleitores a prestarem atenção no momento de votar: “No primeiro turno presenciamos equívocos de pessoas que levaram números de candidatos de outros estados. Se a pessoa digitar o número errado não vai aparecer foto. Então verifique bem para não ter o voto anulado”.

Foto: Beatriz Vasconcelos

Dra. Gisa aconselha todos a levarem a colinha, e não ter pressa na cabine de votação. “Digite o número do candidato, espere aparecer a foto e confira se é o seu candidato. Só aperte a tecla confirma se realmente estiver certo. Caso não seja, basta apertar a tecla corrige e digitar novamente o número, orienta, lembrando de dificuldades detectadas por parte dos eleitores: “Algumas pessoas confundem a urna com o touch screen (tela sensível ao toque), porque estão muito acostumadas à caixas eletrônicos, por exemplo, mas a operação da urna é feita com os botões que estão localizados ao lado direito, e não na tela”, salienta.

Sobre as proibições e permissões no dia da votação, a Dra. Gisa alerta principalmente para as envios de mensagens por whatsApp com números de candidatos, podendo configurar no crime de boca de urna: “No dia da eleição é vedado qualquer tipo de propaganda, inclusive pela internet. Muitas pessoas partilham números no WhatsApp pedindo votos até mesmo nos grupos das famílias, e isso não pode no dia da eleição, assim com é proibido entregar santinhos. É permitida a manifestação silenciosa e individual, podendo comparecer ao local de votação com adesivo, santinho do candidato na mão como ‘colinha’. Pode usar a camiseta do candidato, mas não é permitido agrupamento de pessoas com camisetas”, ressalta.

Veja também a entrevista em que a Juíza de Direito da Comarca de Lagoa da Prata, Dra. Gisa Carina Gadelha Sabino, fala sobre o comportamento dos eleitores na internet.

 

 

 

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?