fbpx
jc1140x200

Se prepare para o Carnaval: confira algumas dicas de saúde e segurança

Com a proximidade da chegada do carnaval, os foliões devem redobrar a atenção para aproveitar a festa de forma segura, preservando a saúde, o bem-estar e a segurança.

Uma das festas mais aguardadas do ano está chegando, o Carnaval. E para aproveitar os dias de folia com muita festa e diversão, é necessário redobrar os cuidados com a saúde e a segurança. Confira as dicas que selecionamos para você:

Beba bastante água é imprescindível

A  grande maioria gosta de aproveitar o período para beber aquela cervejinha, porém, a maioria das bebidas alcoólicas são diuréticas e causam uma grande eliminação de líquidos, podendo provocar a desidratação. Por isso, beber bastante água vai ajudar a manter seu corpo hidratado e garantindo o bom funcionamento do organismo. Para repor os minerais, também vale o consumo de água de coco, que é rica em vitaminas, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas e outros fitonutrientes que ajudam o corpo a funcionar com mais eficiência.

Use roupas confortáveis

Para poder aproveitar a festa e evitar o calor em excesso e até mesmo dores nos pés, use roupas confortáveis. Utilizar um calçado confortável também vai fazer diferença durante a folia. Para evitar bolhas e calos, o uso de um tênis com meia é o mais recomendado.

Alimente-se saudável

Alimentar-se de forma balanceada e variada irá garantir mais energia durante os dias de festa.

Não esqueça do protetor solar

Evite a exposição excessiva ao sol. Além de ressecar pele, cabelo e lábios, o exagero pode causar desidratação. Use sempre filtro solar. O ideal é utilizar com pelo menos 30 minutos de antecedência e reaplicar no intervalo de duas horas. E não esqueça do protetor de lábios também.

Evite ir para a folia com objetos de valor

Se o objetivo é festejar em segurança, evite objetos de valores como celular, relógio, cordões e anéis de ouro. Na aglomeração de pessoas, seus objetos podem ser levados e você nem perceber.

Observe sua bebida

Na hora de comprar sua bebida, observe se as embalagens estão lacradas e opte por lugares de procedência, se possível. Outra dica importante é nunca aceitar bebida de estranhos e sempre tomar cuidado com copos abertos perto de desconhecidos.

E se for evento fechado?

Observe e participe somente se for lugares que cumpram medidas de segurança, com saídas de emergência, porta corta-fogo, extintores e alarmes de incêndio.

Cuidados com as crianças

Papais, mamães e responsáveis pelas crianças devem ter atenção redobrada se optarem por levar os pequenos para a folia. Coloque uma pulseira de identificação com os nomes dos responsáveis e telefone de contato. Marquem um ponto de encontro e orientem a criança a dizer seu nome e dos responsáveis a um agente de segurança uniformizado são outras recomendações importantes.

Regra do não é não

De acordo com o site da Agência Brasil, entre os comportamentos considerados assédio estão “roubar” beijo, cantadas grosseiras, tocar o corpo de alguém sem permissão, uso de palavras ofensivas, cantadas de cunho sexual, xingar alguém porque ouviu um “não”, puxar o cabelo, empurrar ou ameaçar alguém. De acordo com a Lei n°13.718/2018, importunação sexual é crime, com pena prevista de 1 ano a 5 anos de reclusão, aumentada em caso de agravantes. Por isso, se uma mulher disser “não”, não insista! Não importa que tipo de fantasia a pessoas está usando, onde ela está, ou se antes havia dito “sim”. Nada justifica a insistência de um comportamento do homem sem o consentimento da mulher. É direito dela mudar de ideia. Carnaval de verdade é aquele que ocorre com respeito.

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?