fbpx
jc1140x200

Quaresma e consumo de peixe: nutricionista explica os benefícios desse alimento

Fonte de diversos nutrientes, vitaminas e muitos outros componentes importantíssimos para a nossa saúde, o peixe, sem dúvidas deveria fazer parte do cardápio da maioria das pessoas.

Chegou a Quaresma e, com ela, o consumo de um dos alimentos mais benéficos para a saúde começa a ser consumido com mais frequência, o peixe. Fonte de diversos nutrientes, vitaminas e muitos outros componentes importantíssimos para a nossa saúde, o peixe, sem dúvidas deveria fazer parte do cardápio da maioria das pessoas.

Para entender melhor a importância desse alimento, o Jornal Cidade conversou com a nutricionista Sirley Chagas, que atende na cidade de Arcos. Sirley tem especialização em Nutrição Clínica Hospitalar e Ambulatorial- Faculdade Unyleya; especialização em Prescrição de Fitoterápicos – Universidade Candido Mendes; especialização em Suplementação Nutricional Clínica e Esportiva- Universidade Candido Mendes; cursos de aperfeiçoamento em Nutrição na Saúde da Mulher: Gestação, Fertilidade (tentantes), SOP (Síndrome do Ovário Policístico), Endometriose, TPM (Tensão Pré-Menstrual), Menopausa; curso de aperfeiçoamento em Nutrição Funcional no Diabetes. Ela é idealizadora do Programa de Emagrecimento Viva + Leve; e atende no particular, convênios Unimed, Saúde Bradesco e Sindicato Municipal em consultório próprio: Centro de Saúde Leão Bernardes (R: Jarbas Ferreira Pires, 236 Arcos/MG).

Jornal Cidade: No período da quaresma, a procura por peixes aumenta. O que essa substituição representa para a saúde de quem adota esse tipo de dieta? Tem mais benefícios ou malefícios?

Sirley: A carne de peixe é um excelente alimento para a saúde, pois é rico em vários nutrientes, dentre eles vitaminas, minerais, proteínas e gordura de boa qualidade, consequentemente trazendo diferentes benefícios para a saúde humana.

JC: De forma geral, quais os benefícios do consumo do peixe para a saúde?

Sirley: O consumo regular de peixe, por ser um alimento com quantidades importantes de proteínas, ajuda na formação da massa muscular, dos cabelos, da pele, das células e do sistema imunológico, também atua na prevenção de doenças cardiovasculares, colesterol e triglicerídeos altos, e ainda previne o Alzheimer e alivia os sintomas de artrite e fibromialgia devido ao teor importante de Ômega 3, que é um nutriente com ação anti-inflamatória, dentre vários outros benefícios.

JC: Cortar o consumo de carne repentinamente traz algum prejuízo para a saúde?

Sirley: Se tiver um acompanhamento nutricional adequado não, pois o nutricionista que estiver acompanhando um paciente que decide excluir qualquer alimento nutricionalmente importante da dieta, ele irá intervir fazendo a substituição dos nutrientes através da inclusão e/ou substituição de outros alimentos ou também através de suplementação, para a reposição de algum nutriente excluído.

JC: Quais tipos de peixe são os mais saudáveis para se adotar durante este período, ou mesmo durante todo o ano?

Sirley: Atum, sardinha e bacalhau são os peixes com maior teor de Ômega 3, e ainda incluindo a tilápia, estes são considerados peixes com menor teor de gordura. Mas outros peixes como pescada, dourado, linguado, mandi, merluza também possuem várias propriedades nutricionais que podem variar em relação ao teor de gorduras, proteínas, vitaminas e minerais. Se o paciente tiver acesso a todos estes peixes, oriento ele variar, porém, mais importante do que escolher o tipo de peixe mais saudável, é o paciente poder estar incluindo qualquer tipo de peixe que seja acessível financeiramente, que procure fazer preparações assadas, grelhadas e ensopadas para melhorar esse valor nutricional e consuma com equilíbrio. Outra dica preciosa é que estes peixes estejam em condições adequadas de consumo em relação a higiene na hora da compra, e ainda se a escolha for por pescados enlatados, é preciso verificar a embalagem, que deve estar integra, sem ferrugens, furos ou amassados, principalmente nas bordas. A lata não pode estar estufada pois a probabilidade de contaminação é grande.

 

 

 

 

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?