fbpx
jc1140x200

Projeto ambiental busca conscientizar alunos de escolas públicas de Lagoa da Prata

Faltando dois meses para o verão, a população já sente os impactos dos dias quentes, como a falta de umidade e a escassez de chuvas. Para amenizar a sensação térmica, acima dos 40º muitas vezes, uma boa opção são os parques ecológicos, que, infelizmente, não são comuns em grande parte das cidades. De olho nesse cenário, o projeto de extensão “Parques urbanos e educação ambiental em uma escola pública de Lagoa da Prata”, desenvolvido pela UEMG Unidade Divinópolis, visa a conscientizar a população sobre a importância desses espaços.

Praia-municipa-lagoa-da-prataO projeto está sendo realizado em Lagoa da Prata e é desenvolvido com alunos das escolas estaduais Monsenhor Alfredo Dorh e Nossa Senhora de Guadalupe – o projeto foi iniciado na Monsenhor Alfredo Dorh e depois foi acrescentada a outra escola. Os objetivos são sensibilizar os participantes quanto à importância da Unidade de Conservação Parque Ecológico Francisco de Assis Resende e também divulgar a existência do parque, além de mostrar as possibilidades de uso público da área, como para o esporte e o lazer.

A bolsista do projeto, Marcella Xavier, aluna do curso de Pedagogia da UEMG Unidade Divinópolis, explica que “inicialmente foi feito um levantamento de informações sobre o Parque (flora e fauna do local, sua história e legislação que cria a unidade de conservação) e sobre a importância das áreas verdes urbanas para a qualidade de vida das pessoas”.

Após o período inicial de pesquisa, junto ao Instituto Estadual de Florestas (IEF) e à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Lagoa da Prata, as informações coletadas foram apresentadas aos alunos das escolas. Para elaborar a apresentação, a bolsista contou com o apoio da Agência Experimental 3 Mil e Um, do curso de Publicidade e Propaganda da UEMG Unidade Divinópolis.

Após a realização das apresentações nas escolas, os alunos foram levados ao parque para uma visita orientada. Marcella conta que, agora, “cerca de 20 alunos devem voltar ao parque para o plantio simbólico de uma espécie arbórea nativa, na mata ciliar do entorno da lagoa”. Para acontecer este plantio, é necessário aguardar o período chuvoso.

Participam da execução do projeto, que ocorrerá até dezembro deste ano, alunos dos cursos de Pedagogia, Ciências Biológicas e Publicidade e Propaganda da Unidade Divinópolis.

Espera-se, com a ação, que é coordenada pelo professor da UEMG Fabrízio Furtado de Sousa, que os alunos participantes tornem-se cidadãos com noções de sustentabilidade e promotores da melhoria da qualidade de vida de Lagoa da Prata e região. Assim, o projeto terá cumprido o seu papel, que é o de auxiliar na formação e conscientização ambiental desses alunos.

Por: Portal Centro Oeste

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?