fbpx
jc1140x200

Preto propõe salário mínimo para os vereadores de Lagoa da Prata

Foto: Arquivo

Preto ainda informou que o Legislativo gasta 500 mil reais por ano somente com o salário de vereadores, custando aos cofres públicos 2 milhões de reais por legislatura

Em reunião realizada no dia 15 de fevereiro na Câmara Municipal de Lagoa da Prata, o vereador Preto informou que, com o auxílio do assessor jurídico da casa, faria um projeto para reduzir o subsídio dos parlamentares ao valor de um salário mínimo. Em entrevista aos repórteres da rádio Veredas  Luiz Francisco e Anderson Júnior, Preto ainda informou que o Legislativo gasta 500 mil reais por ano somente com o salário de vereadores, custando aos cofres públicos  2 milhões de reais por legislatura. “Não vou dizer que não tem que ganhar nada, mas fiz a proposta de um salário mínimo para custear uma gasolina, telefone e outros gastos necessários.  Nem vou dizer que o projeto é polêmico, mas sim que depende de todos os vereadores, pois somente eu entrar com o pedido não irá resolver, pois ele poderá ser simplesmente arquivado “, no início da entrevista.

Qual foi o principal motivo que te fez chegar à conclusão de que essa redução deve acontecer?

Preto: Na verdade é a política. Ela é que enterra o país. Parece que na minha cidade, assim como em outros locais, existem grupos, e o troféu é a prefeitura. E esses grupos se mobilizam. Por mais que a gente tente fazer alguma coisa, tem gente que tem o prazer de desmerecer o trabalho do vereador, simplesmente por ele não pode aparecer mais do que eu. Eu penso que com o salário mínimo, como se vai perder essa vantagem, creio que muitas pessoas em Lagoa da Prata, como exemplo, alguma pessoa com mais estudo e que já tenha se aposentado, terá condições de, com mais inteligência, desenvolver um trabalho melhor. A gente cobra tanto lá de cima, por que não começar em Lagoa da Prata? O salário do vereador não precisa ser garantia de renda para a pessoa exercer a função dela, isso lhe garanto hoje, que ela não precisa.

Mas você acha que mesmo com esses argumentos, os vereadores vão aceitar a sua proposta?

Não sei se esse projeto vai passar ou não. Eu quero é que essa economia toda venha para o município. E não é só a Câmara, não. Salários de secretários e prefeito também têm que ser revistos. Por exemplo, um secretário é diferente do vereador, pois tem que cumprir uma carga horária, e isso tem que ser bem fiscalizado. Tem secretário que chega às 7h da manhã e sai às 19 horas, e outros nem se vê direito, então porque ganhar a mesma coisa? A gente fala em diminuir 3 ou 4 mil reais de um lado, 2 mil de outro e isso, na verdade, vira uma montanha de dinheiro. Respeito a opinião de todos os vereadores, mas já é o começo de uma discussão para revermos, pontuarmos e quem sabe trazermos essa economia para o município.

Você acha que essa redução dos salários também não abriria o leque para a corrupção?

Essa pergunta é fácil de responder. Se há tantas notícias no país sobre corrupção e todas elas são com salários, então não é em razão de salário que a pessoa será ou não corrupta.  Essa redução é um movimento que estamos vendo Brasil a fora. Isso é o que penso e é o que me comprometi a tentar fazer.

Você acha que seu projeto não causará um mal estar entre seus colegas de bancada?

Claramente, serei  muito atacado, mas eu tive o cuidado para não fazer essa proposta no último ano para não fazer demagogia.  Estou fazendo isso bem antes para que entre em vigor de imediato.  Na Câmara existem alguns vereadores que têm outras fontes de renda e até nos preocupamos com quem não tem, mas é como estou falando, se na rua a gente fala que é do povo, então o salário tem que ser do povo. Mas eu preciso do apoio dos outros vereadores, senão o projeto não entra pra votação.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?