fbpx
jc1140x200

Prefeitura e SAAE anunciam a realização obras

A Prefeitura de Lagoa da Prata e o SAAE realizaram nesta quarta a inauguração simbólica de 4 obras que serão iniciadas nos próximos dias. Serão aplicados quase R$ 2 milhões com recursos próprios do Município.

A primeira ação, na quarta-feira, foi o lançamento da pedra fundamental de uma obra de captação de água e correção do terreno, na esquina da avenida Getúlio Vargas com rua Carlos Chagas, no bairro Gomes. No período chuvoso, o acúmulo de água impossibilita o trânsito dos moradores. A obra é reivindicada há mais de 30 anos, conforme relatou o morador Salvador Basílio (veja o vídeo). De acordo com o diretor do SAAE, Toninho Sampaio, as obras iniciarão em julho e deve ser concluída em 60 dias.

Região no Paradiso onde a água da chuva invade as residências
Região no Paradiso onde a água da chuva invade as residências

Em seguida, o governo anunciou a construção de uma travessia na rua Alagoas, ligando o bairro Marília ao Paradiso, feita em parceria com o SAAE e a Biosev. O objetivo da obra é facilitar o acesso dos moradores dos bairros e desafogar o trânsito da rua Bahia. De acordo com o diretor-adjunto do SAAE, Astácio Correa Neto, os trabalhos começam na próxima semana e estima-se que a travessia estará pronta em 30 dias.

Travessia irá ligar o bairro Paradiso ao Marília e desafogar o trânsito da rua Bahia
Travessia irá ligar o bairro Paradiso ao Marília e desafogar o trânsito da rua Bahia

Outra intervenção que será feita no bairro Paradiso é a drenagem da água de chuva que entra nas residências na região de divisa com o bairro São Francisco. Terá início em julho e tem previsão de 60 dias para ser concluída.

ÚLTIMO INVESTIMENTO EM 1996

Em seguida, o governo municipal fez o lançamento da pedra fundamental do novo reservatório de água que será instalado em frente à Igreja de São Sebastião, com capacidade de 1 milhão de litros. O sistema “Rio Grande do Sul”, como é chamado, atende a 60% da cidade e terá capacidade de armazenamento de 2 milhões de litros.

O secretário de Administração e ex-prefeito Zezinho Ribeiro disse em seu discurso que o último investimento feito em armazenamento de água em Lagoa da Prata foi em 1996. “Fizemos o planejamento para atender a cidade com até 45 mil habitantes. De lá para cá não foi feito mais nada. Pararam de investir em água. Hoje estamos garantindo o abastecimento prevendo o crescimento para até 90 mil habitantes”, disse Zezinho.

Novo reservatório será instalado no terreno ao lado da caixa d´água.
Novo reservatório será instalado no terreno ao lado da caixa d´água.

O ex-prefeito ainda comentou sobre o motivo de se lançar a pedra fundamental. “A obra de construção da UPA foi iniciada a partir de uma pedra fundamental e hoje está atendendo a população. É preciso credibilidade para fazer isso. O Paulinho e Roberto não estão prometendo fazer essas obras. Eles irão fazer. O dinheiro já está separado e a obra vai ser feita”, afirmou o secretário.

As quatro obras citadas acima estão orçadas em quase R$ 2 milhões e serão executadas com recursos do SAAE. Toninho Sampaio ressaltou que todos esses recursos são provenientes dos valores pagos pelos contribuintes nas contas de água. “Isso só foi possível a partir da recomposição que fizemos nessa tarifa. Fomos criticados quando reajustamos a tarifa, mas para administrar é preciso coragem. O SAAE hoje tem recursos para fazer obras. Se tivéssemos no patamar antigo nada disso poderia ser feito. As coisas só acontecem quando tem planejamento”, explicou Sampaio.

O prefeito Paulo Teodoro acrescentou que a Administração Municipal prioriza o planejamento estratégico. “O país está parado. O Estado está parado. Muitos municípios no entorno estão com dificuldade. Lagoa da Prata está na contramão. Estamos em dia com os servidores, com os fornecedores, estamos inaugurando e iniciando novas obras. Isso não é milagre. Isso é gestão profissional”, disse o prefeito.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?