fbpx
jc1140x200

Prefeitura de Samonte socilita tombamento estadual dos casarões ‘Monsenhor Otaviano’ e ‘Magalhães Pinto’

Caso o pedido seja atendido, a cidade poderá ser a primeira do Centro-Oeste de Minas a sediar tombamentos estaduais.

O Secretário de Cultura e Turismo de Santo Antônio do Monte Ismael Henrique Costa foi recebido em Belo Horizonte, no Palácio da Liberdade, no dia 25 de novembro, pelo Secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira e pelo Presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha/MG), Felipe Pires.

Representando o Prefeito Léo Camilo e o Vice-Prefeito Tiago Tumbum, Ismael realizou a entrega dos dossiês de solicitação do tombamento em nível estadual de dois importantes patrimônios históricos de Santo Antônio do Monte: Casarão Monsenhor Otaviano e Casarão Magalhães Pinto. Os documentos foram elaborados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e consultoria especializada da Rede Cidade.

“Já na conclusão do nosso primeiro ano de trabalho, estamos concretizando muitos avanços na atuação pela preservação e valorização do patrimônio cultural de Santo Antônio do Monte. A solicitação por si só já é um passo muito importante e que demandou muito esmero na elaboração dos dossiês a serem avaliados pelo Iepha. Essa inciativa é um dos frutos da visita do Secretário Leônidas a Santo Antônio do Monte, realizada em julho. Com o atendimento da solicitação, poderemos nos tornar a primeira cidade do centro-oeste mineiro a sediar tombamentos estaduais, viabilizando a conquista de mais recursos para a cultura. Em outra frente de trabalho, também estamos avançando para a conclusão das obras emergenciais e de restauro do Paço Municipal, Estação Ferroviária e Casarão Monsenhor Otaviano – que já teve, entre outras ações, a fachada recuperada e está recebendo iluminação especial”, declarou Ismael Costa.

A Prefeitura de Santo Antônio do Monte divulgará em breve, mais informações sobre as obras em andamento.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?