fbpx
jc1140x200

PF cumpre mandados contra fraudes do auxílio emergencial no Centro-Oeste MG

Conforme divulgado nesta quinta-feira (18) pela Polícia Federal, mais de 20 mil pessoas foram prejudicadas por fraudes no pagamento do auxílio emergencial. Outras operações já foram feitas no ano passado com a parceria de órgãos públicos. Ainda segundo a PF, esta operação, intitulada como "Operação Terceira Parcela" é considerada a maior do país.

Mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos no Centro-Oeste de Minas pela Polícia Federal (PF), na Operação nacional “Terceira Parcela” contra fraudes no pagamento do auxílio emergencial, deflagrada nacionalmente nesta quinta-feira (18).

Os mandados estão sendo cumpridos em Divinópolis, dois em Luz e dois em Santo Antônio do Monte. Conforme as investigações da polícia, a suspeita é de que criminosos utilizavam recursos do auxílio emergencial de pessoas que não haviam solicitado o benefício para o pagamento de boletos. Desta forma, a ação da PF busca provas contra os autores.

 

Investigação em outros estados
Coletiva de imprensa da Polícia Federal realizada nesta quinta-feira(18).Foto: Danilo Girundi/TV Globo

A investigação foi iniciada através de reclamações na Caixa Econômica Federal e o cruzamento de dados com o núcleo de inteligência da PF. Na primeira etapa, foi identificado que os prejuízos da quadrilha aos cofres públicos giram em torno de 350 mil, apenas no estado de São Paulo.

Durante a Operação Segunda Parcela, no dia 10 de dezembro, a PF enviou equipes para investigas fraudas em 14 estados do país: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba, Espírito Santo, Bahia, Santa Catarina, Tocantins, Paraná, Goiás, Rio Grande do Sul, Maranhão, Piauí e Mato Grosso do Sul.

Nesta operação, 42 Mandados de Busca e Apreensão foram cumpridos, 13 Mandados de Sequestro de Bens e sete pessoas foram presas. Na segunda etapa da operação, foi determinado o bloqueio de valores de até R$ 650 mil, em diversas contas que receberam benefícios fraudados.

Já a operação em vigor, “Terceira Parcela”, conta com a participação de mais de 200 policiais e é uma continuidade de outras duas operações deflagradas pela Polícia Federal no ano de 2020. No dia 10 de novembro, a Operação “Primeira Parcela” foi realizada nos estados da Bahia, São Paulo e Tocantins. Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão e quatro pessoas foram presas.

Maior operação do país

A ação é considerada pela Polícia Federal como a maior do país e foi feita em parceria com diversos órgãos e instituições públicas para combater fraudes no pagamento do Auxílio Emergencial. A chamada Estratégia Integrada contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial conta com a PF, o Ministério da Cidadania, a Caixa Econômica Federal, o Ministério Público Federal (MPF), a Receita Federal (RF), a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU).

Mandados também são cumpridos nas cidades de Araguari, Belo Horizonte, Betim, Caetanópolis, Campanha, Campestre, Contagem, Cristiano Otoni, Dores de Campos, Governador Valadares, Itamarandiba, Ituiutaba, Jaíba, Juiz de Fora, Lagoa Santa, Machado, Mateus Leme, Montes Claros, Mutum, Nova Lima, Paracatu, Paraopeba, Passos, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Presidente Olegário, Ribeirão das Neves, Sabará, Salinas, Santa Maria de Itabira, São João Nepomuceno, Sete Lagoas, Uberlândia, Unaí, e Volta Grande.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?