Modernização na iluminação pública: Lagoa da Prata receberá lâmpadas de LED
Toda a cidade receberá as novas lâmpadas, inclusive o Distrito Industrial e o Distrito de Martins Guimarães.
Há anos Lagoa da Prata enfrenta um grande problema em termos de iluminação pública e, com as chuvas dos últimos meses intensificou. Nesta quinta-feira (16), dando início a um dos projetos mais aguardados por parte da população, foi colocada a primeira lâmpada de LED no município. A lâmpada inaugural foi instalada em um dos postes próximo ao Terminal Turístico.
Segundo o prefeito Di-Gianne Nunes, serão feitas a troca de 7.500 pontos de iluminação no município, o que custará aos cofres públicos R$ 5.991.965,41. A empresa responsável pela troca será a Tradetek Comércio Importação e Exportação de Luminárias Ltda, de Curitiba.
“Estamos iniciando também uma licitação de mais de 2 milhões de reais para extensão de rede. O contrato é para 12 meses, mas a empresa nos garantiu que em 4 meses fará as trocas”, disse o prefeito.

(Foto: Yuri Urquisa / Jornal Cidade).
Com ruas mal iluminadas, a troca por uma iluminação mais eficiente era o pedido de anos feito pela maioria da população.
“Temos um histórico de ruas mal iluminadas e hoje isso vai começar a acabar. Nesta quinta-feira foi a troca inaugural e a partir de segunda-feira começamos a troca geral, inclusive no Distrito Industrial e em Martins Guimarães. Desde o ano passado que estamos estudando essas trocas e fizemos a licitação. Vamos trocar todas de uma vez. Isso é muito necessário, vai parar com essa questão de lâmpadas queimando direto e vai iluminar bem a cidade”.
De acordo com o prefeito alguns fatores contribuíram para que algumas ruas ficassem com a iluminação prejudicada.
“Chuva é uma benção, mas ela também traz seus transtornos, e nos últimos 2 anos choveu demais, o que queima mais lâmpadas. Mas a empresa responsável pelas trocas também estava deixando a desejar; nós ameaçamos romper o contrato e eles nos disseram que estavam tendo prejuízo com Lagoa da Prata, acredito que a empresa estava quebrando. E na prefeitura temos diversos fatores, não podemos abrir outro contrato com um em aberto, o Tribunal de contas que fiscaliza nosso trabalho não aceita dois contratos abertos ao mês tempo. E o contrato com essa empresa não será renovado”.
Ele ainda complementou.
“As lâmpadas de Lagoa da Prata são antigas demais. Estamos muito satisfeitos, pois isso vai mudar a história de Lagoa da Prata em relação à iluminação pública”.
Sistema Olho Vivo
Uma cidade bem iluminada com lâmpadas LED propiciará mais segurança e economia, além de propiciar a implantação de um sistema de monitoramento mais moderno.
“Assim que a cidade estiver bem iluminada, vamos trazer o Sistema Olho Vivo. Não adianta a cidade não ter boa iluminação e implantar o sistema. Nós queremos implantar um Olho Vivo mais moderno, com reconhecimento facial e de placas. Queremos o que há de mais moderno em relação à segurança pública monitoração.
Mais economia e preservação do meio ambiente
Para entender melhor sobre o novo sistema de iluminação, conversamos com o Engenheiro Eletricista, Fernando Castilho.
Para entender melhor sobre o novo sistema de iluminação, conversamos com o Engenheiro Eletricista, Fernando Castilho.
“A lâmpada de LED é extremamente eficiente tanto pública quanto residencial. Com ela, conseguimos ter maior potência na iluminação e consumir menos energia, que é o principal fator da utilização da lâmpada de LED. Outro fator, é que ela tem uma durabilidade maior e por não ser feita de elementos pesados igual a de vapor de mercúrio e de sódio, ela também tem essa parte ambiental que é importante tanto na parte de construção quanto na sua durabilidade. Ela dura mais, então o descarte é menor”.