fbpx
jc1140x200

Minas Gerais receberá 64 profissionais do programa “Mais Médicos”

Lagoa da Prata não foi contemplada nesta primeira etapa do programa

Apesar da demanda de 15.460 médicos apresentada pelos 3.511 municípios brasileiros que se inscreveram no programa Mais Médicos, lançado em julho pelo governo federal, apenas 938 profissionais brasileiros confirmaram interesse em participar do projeto, o que representa 6% do total requisitado pelas cidades. Minas Gerais foi contemplada com 64 profissionais e, pelo menos até a abertura de uma nova rodada de inscrições, as cidades vão continuar com déficit de médicos para atender a população, já que, das 495 prefeituras que aderiram ao programa, somente 37 serão contempladas – 7,4% do total.

A divulgação dos dados foi feita nesta terça-feira (6), em Brasília, pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que preferiu manter cautela na análise do resultado. “É importante lembrar que esse é o primeiro mês do programa. É um processo gradativo de preenchimento de vagas. Prefiro pensar que, com esses quase mil médicos, 4 milhões de pessoas em todo o país receberão melhor atendimento já a partir de setembro”, disse.

No total, 404 cidades brasileiras vão receber médicos. Mas o governo federal já estuda alternativas para ampliar o número de adesões. Além da abertura de uma nova rodada de inscrições em agosto, até esta quinta-feira (8) os médicos que foram designados para algum município, mas que por algum motivo resolveram não aderir ao Mais Médicos, ainda poderão aceitar participar dessa primeira fase. O ministério está ligando para esses profissionais para saber o motivo da desistência e pedir para que participem do programa.

O governo também já fala em atrair o máximo de médicos estrangeiros possível. No total, 1.920 profissionais que se formaram no exterior e se cadastraram no programa – mas que ainda precisam confirmar a participação – terão a oportunidade de vir para o Brasil. “Vamos buscar todas as alternativas para trazer médicos para o país, sejam eles brasileiros ou estrangeiros”, afirmou Padilha.

Desistência

Do total de 159 médicos que na última quinta-feira (1º) completaram o cadastro e foram designados para atuar em 67 cidades mineiras, somente 64 aceitaram participar, ou seja, mais de 60% deles desistiram da vaga. Belo Horizonte, por exemplo, que foi líder em inscrições e poderia receber 38 médicos nessa fase, será contemplada com apenas nove profissionais. Inicialmente, a capital informou que precisava de, pelo menos 120, médicos.

Acesse aqui e confira a lista com as cidades de Minas.

Fonte: Isabella Lacerda/Jornal O Tempo

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?