fbpx
jc1140x200

Levantamento revela alto risco de epidemia de dengue em Formiga

Residências acumulam maior parte de focos, diz o serviço de saúde.
Campanha tenta conscientizar moradores sobre perigos da doença

Por: G1

O resultado do Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegipty (LIRAa), realizado de 13 a 16 de janeiro, colocou o município de Formiga, no Centro-Oeste mineiro, em estado de alto risco de epidemia de dengue. O índice de infestação predial foi de 6,7%. Segundo o Ministério da Saúde, o índice satisfatório é inferior a 1% e, neste caso, o risco de epidemia é baixo. De 1% a 3,9%, já há situação de alerta, com risco médio. Com índice superior a 4%, o risco de surto é alto.

Segundo o Serviço de Saúde da cidade, no mesmo período do ano passado, o índice de Formiga foi de 3,6%. Ou seja: houve aumento de 3,1% este ano. Em nota, a Prefeitura pediu o engajamento da população para evitar uma epidemia e disse que realizou ações de conscientização no ano passado. “A Secretaria Municipal de Saúde está buscando também novas parcerias que envolvam um número maior de pessoas na luta contra a dengue. A secretaria convoca a população para que também se posicione no combate à dengue, uma vez que a maioria dos focos está nas residências”, informou a nota.

O LIRAa realizado em 1.798 imóveis, entre residências, terrenos baldios, estabelecimentos comerciais e outros. A maioria dos focos foi encontrada nas residências, em depósitos para armazenamento de água para consumo humano, principalmente tambores. Em seguida, apareceram em latas, caixas d’água e pratinhos de vaso de plantas.

Ações
Ao longo de 2014, a Equipe de Educação em Saúde fez várias ações de mobilização social, como pedágio educativo, distribuição de materiais em postos de saúde, trabalhos em escolas do município, palestras, peças de teatro e gincanas. Isso sem contar, segundo a equipe, o trabalho dirário realizado pelo setor responsável.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?