fbpx
jc1140x200

Lagoa da Prata inaugura primeiro Centro Municipal de Especialidades Médicas da região

Foto: Beatriz Vasconcelos

O Centro Municipal de Especialidades Médicas iniciou suas atividades nessa segunda-feira (20), em Lagoa da Prata. A Unidade fica na rua Cirilo Maciel, no mesmo prédio onde funciona a Clínica do Dr. Moisés. Lá, os usuários do SUS terão à disposição aproximadamente 20 especialidades consideradas de média complexidade, além de exames e pequenas cirurgias. No primeiro dia de funcionamento 12 crianças foram atendidas pelo pediatra Dr. Abel, cinco pessoas pelo cardiologista Dr. Marcos Eugênio, seis pessoas passaram por procedimentos de microcirurgias com o Dr. Diogo, e onze exames de eletrocardiograma foram realizados.

O secretário municipal de Saúde, Geraldo de Almeida, explica que o serviço está disponível desde novembro de 2017, mas a demanda exigiu que todos os procedimentos fossem reunidos num mesmo lugar. “Conheci esse trabalho em Betim e apresentei a ideia para os prefeitos que a abraçaram. Iniciamos os atendimentos no final do ano passado.Desde então foram realizadas 4.356 consultas especializadas. Essas pessoas estavam aguardando para serem atendidas na fila do Tratamento Fora de Domicílio (TFD). A partir de agora todas as consultas serão reunidas no mesmo prédio, com instalações confortáveis e preparadas para isso”, esclareceu.

De acordo com Geraldo, cerca de 40 a 50 pessoas vão todos os dias para outras cidades em busca de tratamento médico. Estima- -se que o Centro de Especialidades Médicas realizará 3 mil atendimentos mensais. “A expectativa é diminuir ao máximo o deslocamento do paciente para outras cidades, mas é impossível acabar com esse tipo atendimento. Belo Horizonte e Divinópolis continuam sendo referência em tratamentos de alta complexidade. A grande mudança é que as pessoas que, às vezes, iam a essas cidades apenas para fazer uma consulta, agora receberão o auxílio médico aqui”, disse.

Para que o paciente tenha acesso à consulta especializada ou exames ofertados pelo centro, o pedido deve originar das unidades básicas de saúde. Aqueles que estão sem médicos em sua UBS devem procurar a Policlínica. Entre as especialidades disponibilizadas estão endocrinologia, nefrologia, neurologia, cardiologia, pneumologia, obstetrícia, oftalmologia, ortopedia, pediatria, gastroenterologia, urologia, pequenas cirurgias, ginecologia, exames de ultrassom, psiquiatria, cirurgias urológicas. Algumas destas especialidades ainda estão em processo de contratação de médicos, mas a maioria já está com os profissionais atendendo.

INAUGURAÇÃO

A cerimônia de inauguração do Centro Municipal de Especialidades Médicas aconteceu na manhã de sábado (18).

O prefeito Paulo César Teodoro (PDT), o vice Ismar Roberto Araújo (MDB), o secretário de Saúde Geraldo de Almeida e outras autoridades municipais discursaram durante a solenidade.

Até o próximo ano a prefeitura deve investir cerca de R$ 2 milhões para manter o Centro de Especialidades funcionando, e, de acordo com o prefeito Paulinho, todo recurso será revertido em melhoria para a população. “Foi feito investimento inicial de R$ 1 milhão, mas esse valor pode variar de acordo com a demanda. Esse investimento gera economia, comodidade e segurança por evitar o deslocamento entre cidades, e esse serviço só traz benefícios para o povo de Lagoa da Prata”, revelou.

Para o vice-prefeito, Ismar Roberto, o serviço é um marco na história do município. “Entregar obras como essa nos  enche de satisfação. A saúde de Lagoa da Prata será uma antes e outra depois do Centro de Especialidades. O país atravessa um momento crítico, falta dinheiro em todos os estados, inclusive Minas Gerais, mesmo diante das dificuldades Lagoa da Prata está indo na contramão, e a gestão conseguiu economizar de um lado para investir na saúde. Administrar é isso, economizar o máximo possível e devolver para o povo em forma de serviços”, ressaltou.

A Câmara Municipal estava representada pelo presidente Edmar Nunes (PDT), pelos vereadores Adriano Moreira (PDT), Josiane (PMDB), Preto (SD) e Lalinho (SD). Durante o discurso, Nunes arrancou gargalhada dos presentes, usando o ilusionismo e um personagem para alertar que “na saúde não existe mágica”.

ENQUETE

 

Jordânia Nunes Fonseca, 37 anos

“Eu já estava agendada desde o dia primeiro pela Policlínica e agora estou aqui para fazer uma pequena cirurgia. Eu espero que o serviço possa atender toda a população que precisa de atendimentos com especialistas. O prédio está ótimo. Muito importante que os usuários cuidem para conservá-lo bem.”

Conceição Aparecida, 60 anos

“Eu achei que ficou muito bom e também fui muito bem atendida. Já utilizo o serviço da saúde do município e acho que esse local vai ajudar muito, principalmente para pessoas que precisavam ir até as outra cidades.”

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?