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Incentivo à leitura na infância: especialista destaca a importância da literatura infantil para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças

Marina Alves, graduada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia, aponta desafios e estratégias para promover o hábito da leitura entre as crianças em tempos de tecnologia.

Por: João Alves


A leitura é uma atividade fundamental para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. Desde cedo, a convivência com livros pode despertar o interesse pelos estudos, contribuir para o vocabulário e proporcionar uma melhor compreensão da realidade por meio da imaginação. Contudo, a falta de um ambiente de leitura, bem como o acesso restrito aos livros, e a tecnologia são algumas das barreiras que dificultam o incentivo à leitura.

Para falar mais sobre o tema, o Jornal Cidade entrevistou Marina Alves, graduada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia. Segundo Marina, a literatura infantil pode contribuir significativamente para a formação de bons leitores e ajudar as crianças a expressarem suas emoções e sentimentos.

“Lendo um livro, a criança lê também o mundo que a cerca, e nesse processo vai construindo a própria identidade”, afirma.

Marina Alves é graduada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia.

 

Para incentivar o hábito de leitura entre as crianças em tempos de grande exposição às telas, Marina sugere que as famílias criem momentos prazerosos com os livros, promovendo o hábito de leitura em família, mesmo que seja por meio da pseudoleitura ou da escuta, que é a primeira forma de leitura.

Já as escolas têm papel essencial na formação de leitores, pois o ambiente escolar é por excelência um espaço de leitura. “Em contato com os vários gêneros textuais e os diversos portadores de texto, a criança perceberá a importância da leitura e, consequentemente, da escrita para sua vida e para sua inserção no mundo, ressaltando-se que leitura e escrita são processos que caminham juntos”, explica Marina.

Com relação ao uso das tecnologias digitais, Marina destaca que elas podem ser uma forte aliada no estímulo à leitura, desde que as crianças sejam orientadas na busca de material digital especializado.

“Conhecer o foco de interesse da criança em diferentes idades também é essencial para que ela se sinta estimulada no desejo da descoberta. As tecnologias podem ser exploradas para melhorar a qualidade do vocabulário, a fluência e até mesmo a compreensão de palavras visuais via computador, celular ou tablet”, destaca a pedagoga.

Para fazer com que as crianças se interessem pela leitura, a pedagoga recomenda a leitura em família, a contação de histórias antes de dormir e o acesso aos recursos tecnológicos.

“O importante é que o material oferecido contenha características essenciais para manter o foco de interesse da criança: ilustrações, tamanho de letra, formatos atraentes, textos criativos ajudam os pequenos a se encantarem pelo hábito de ler”, explica.

Por fim, para equilibrar o tempo de tela e o tempo de leitura na rotina das crianças, Marina sugere criar em casa um ambiente com regras básicas para o dia a dia e oferecer às crianças opções de um mundo real com brincadeiras, jogos, diversões e passeios.

“Assim, ela saberá que haverá um tempo para tudo, e que uma atividade não anula a outra. A criança pode ler um livro, e depois ver um filme sobre ele, por exemplo. O importante é que as regras para controle dessas atividades fiquem claras e sejam cumpridas para a criação de uma rotina saudável e equilibrada — lembrando que toda criança se sente mais segura quando possui rotinas bem construídas”, finaliza.

 

 

 

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