fbpx
jc1140x200

Dia Nacional da Juventude é comemorado pela Diocese de Luz

Fotos: Diocese de Luz

Mais de três mil pessoas estiveram reunidas em Formiga para celebrar o dia da juventude

O Dia Nacional da Juventude na Diocese de Luz foi comemorado neste domingo, 29 de outubro, na cidade de Formiga, mais de três mil pessoas estiveram presentes. Os participantes vieram das 33 cidades da região, representando as 52 paróquias.

A festa iniciou na Praça do Terminal Rodoviário, onde os jovens seguiram em caminhada rumo à Praça da Matriz São Vicente Férrer. Na concentração eles foram acolhidos pelas equipes e pelo bispo diocesano Dom José Aristeu.

Durante o trajeto eles foram animados pelos padres Marcus Vinícius de Paula (Paróquia São Geraldo/Formiga), pelo assessor diocesano da juventude padre João Veloso (Paróquia São Sebastião/Capitólio) e a banda Aviva, de Lagoa da Prata. Na primeira parada, na Praça Getúlio Vargas, houve um momento Mariano, uma homenagem aos 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida.

Fotos: Diocese de Luz

Após, os jovens seguiram até a Praça da Matriz para participarem da Santa Missa, presidida por Dom José Aristeu e concelebrada por vários padres e seminaristas. Estiveram presentes o prefeito de Formiga, Eugênio Vilela e autoridades civis. Devido ao mal tempo, a missa encerrou no Vicentão.

Os jovens da Pastoral da Comunicação – Pascom durante toda a festa fizeram a cobertura com entrevistas e flashes ao vivo. Na conversa com Dom Aristeu, o bispo ressaltou a alegria deste dia: como estou feliz, que enorme alegria estou sentindo, ver toda esse dinamismo e essa força da juventude, com tudo isso, podemos ter muita esperança, e com certeza nossa Igreja está cada dia mais viva, porque se essa juventude está aqui, temos mudança e algo está crescendo. A festa superou todas nossas expectativas, comentou o bispo.

No Vicentão, houve momentos com música, animados pela banda Dom do Alto, de Formiga, mini-gincana entre as foranias, sorteio de brindes, oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, que foi conduzido pelo pároco da Paróquia São Vicente Férrer, padre Marcelo Alves dos Reis, scj.

Antes de encerrar, padre João Veloso entregou aos representantes de cada paróquia uma muda de árvore, para que esses jovens levem como missão. Eles ainda receberam a benção final de São Rafael – padroeiro da Diocese.

O DNJ deste ano teve como tema: “Juventude em defesa da vida dos povos e da Mãe-terra”, e como lema: “Os humildes herderão a terra”. (Salmo 37,11).

O Dia Nacional da Juventude – DNJ 2018 será em outubro, na cidade de Luz.

Parceiros

De acordo com o assessor e também coordenador do evento, padre João Veloso o DNJ em Formiga só foi possível com o trabalho e parceria de algumas empresas como a Vale D’ Ouro, a Padaria Santa Cruz, o Supermercado Ki Sacalão, ao 63º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais de Formiga, à Prefeitura de Formiga, ao SAAE, às Paróquias de Formiga e voluntários dos movimentos e pastorais e ao Centro Universitário de Formiga – UNIFOR-MG, que esteve presente com estantes com profissionais e alunos para aferição de pressão, teste de glicemia, análise de pele, massagens relaxantes e divulgação e inscrições para o vestibular 2018.

DNJ no Brasil

No Brasil, a Igreja celebrou o DNJ 2017 nos meses de setembro e outubro, as diversas dioceses promoveram o grande encontro. Somente neste final de semana, 29, foram mais de um milhão de jovens no Brasil levantando a bandeira da juventude.

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?