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Consulta ao SPC Brasil: você tem dúvidas? A ACE/CDL de Lagoa da Prata te ajuda!

Para esclarecer essas dúvidas, a responsável pelo SPC Brasil na ACE/CDL, Ana Carolina Barbosa, respondeu a algumas perguntas.

Tem dúvidas sobre o SPC Brasil? A ACE/CDL de Lagoa da Prata vai te ajudar. A associação oferece, além de inúmeros serviços e ferramentas para a otimização da vida de seus associados, o produto SPC. No entanto, dúvidas recorrentes em relação ao uso da ferramenta, surgem entre os clientes.

Para esclarecer essas dúvidas, a responsável pelo SPC Brasil na ACE/CDL, Ana Carolina Barbosa, respondeu a algumas perguntas. Confira:

Como funciona a negativação do CPF e CNPJ do cliente?

O associado que tem acesso ao sistema SPC Brasil, pode solicitar autorização para negativar seu cliente pelo sistema SPC. O próprio associado faz a inclusão do registro de nota promissória, duplicata, contrato ou cheque do cliente devedor. Isso facilita em muito a recuperação do crédito. O associado pode optar em comunicar o cliente da negativação por meio de SMS, E-mail ou carta física. Esses canais de comunicação são uma importante estratégia de cobrança, além de ter um ótimo desempenho, pois agiliza a recuperação das dívidas. 84% das notificações por SMS são entregues. 77% das notificações por e-mail e são 60% mais rápidas que a carta física, gerando redução de custo de até 54% para o associado. No próprio sistema o associado faz o acompanhamento e gestão dos indicadores de recuperação do seu negócio, sem custo adicional, podendo comprovar a eficiência do registro SPC. O associado pode negativar o cliente com um dia de atraso, mas geralmente o mais realizado, é a negativação 30 dias após o atraso no pagamento da dívida.

O SPC não fornece apenas consultas para ver se o cliente está negativado.

Não, o empresário consegue fazer uma análise do cliente quanto ao histórico de pagamentos, risco de inadimplência e outros. Isso facilita na abertura do crediário. O SPC Brasil pode auxiliar não somente o comércio varejista, mas também diversos segmentos. Por exemplo, as lojas de materiais de construção utilizam a consulta score (informações de cheque lojista e CCF, credito concedido, restrição SPC, ordem judicial, dados cadastrais e consultas realizadas) para abertura de crediário. O comércio atacadista utiliza a consulta Score PJ (informações de cheque lojista e CCF, credito concedido, restrição SPC, ordem judicial, dados cadastrais e consultas realizadas) para fechar o negócio, e muito mais.

Existe alguma solução que auxilia na formação de uma carteira de clientes própria?

Sim, mesmo que efetuem compras por outro meio de pagamento, utilizando as consultas cadastrais. As informações são atualizadas na Receita Federal e no Banco Central. Essas consultas também podem auxiliar os associados que buscam o endereço e telefone atualizado do seu cliente e essa busca pode ser realizada pelo nome somente ou utilizando o número do CPF.

O pacote de consultas é padronizado para todo tipo de negócio independentemente do tamanho?

Não, é possível adequar um plano conforme a realidade do volume do associado e ele pode criar operadores individualizados para cada colaborador. Isso facilita na segurança das informações e acompanhamento por meio dos relatórios.

A consultas no SPC Brasil fornecem informações de apenas um banco de dados?

Não, são fornecidas consultas que agregam informações dos 4 principais birôs de crédito credenciados ao SPC Brasil e respaldado pela LGPD (SPC, Serasa, Protesto e Banco Central), tudo em uma mesma consulta. Além disso, as instituições financeiras utilizam tanto o sistema do SPC Brasil quanto do Serasa para negativar seus clientes, visto que os dois birôs têm públicos alvos distintos. Os bancos sabendo que os lojistas e o comércio irão consultar o CPF ou CNPJ do cliente, busca passar essas informações também para o banco de dados do SPC, buscando maior assertividade e abrangência e reduzindo assim o poder de compra do seu cliente.

Se a empresa sofrer uma auditoria em relação ao uso dos dados sensíveis, pode trazer problemas para o meu negócio?

Não, caso aconteça algo do tipo, a empresa tem todo o respaldo de confiabilidade com contrato formalizado junto aos bancos de dados fornecidos. Ou seja, se tiver alguma contestação por uso de dados sensíveis, você terá todo o suporte de uma entidade que faz parte do sistema CNDL.

 

 

 

 

 

 

 

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