fbpx
jc1140x200

Cidades do Centro-Oeste de Minas registram mais de 690 novos casos prováveis de dengue em uma semana

Foto: Reprodução/Internet

Lagoa da Prata aparece com uma taxa de incidência considerada muito alta no período analisado

Com informações: G1

As 54 cidades que integram a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Divinópolis registraram 697 novos casos prováveis de dengue em menos de uma semana. Os dados são do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e foram atualizados nesta segunda-feira (1º).

Segundo os dados, o número de casos registrados na região cresceu 13,90% em uma semana: no dia 25 de março, data do último levantamento, eram 5.013 casos. Nesta segunda-feira, o levantamento apontou que foram notificados 5.710 casos da doença em 2019.

Arcos continua como a cidade com mais casos prováveis da doença, com 2.239 casos. No dia 25, eram 2.051 – ou seja, em uma semana, foram notificados 188 novos casos suspeitos da doença.

A taxa de incidência na cidade também aumentou para 5624,07 no número de casos suspeitos da doença – índice considerado muito alto pelo Ministério da Saúde.

A taxa de incidência da doença considera não apenas o número absoluto de casos prováveis (entre suspeitos e sob investigação), mas também a proporcionalidade dos casos em relação ao tamanho da população de um determinado município.

Em nota, a Prefeitura de Arcos afirmou que segue com os trabalhos de prevenção na cidade e que conta com a colaboração dos moradores para que os agentes encontrem e eliminem focos da doença nas residências e lotes da cidade.

O G1 entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura sobre o aumento no número de casos, já é a quarta semana seguida que Arcos registra o maior número de casos prováveis entre as cidades da região. A reportagem questionou o planejamento do Município para tentar mudar esta situação.

Também através de nota, o Executivo respondeu na noite desta segunda-feira que segue todas as medidas adotadas nos protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e da Gerência Regional de Saúde. A nota diz ainda que é preciso trabalhar a conscientização da população para fazer o papel neste contexto.

Outras cidades

A maior cidade da região, e sede da SRS, Divinópolis continua com a taxa de incidência considerada média. O município teve 335 casos prováveis da doença no ano, 60 a mais que o último boletim divulgado.

Além de Arcos, São Gonçalo do Pará, Candeias, Iguatama, Itatiaiuçu, Lagoa da Prata, Martinho Campos, Luz, Pains e Pimenta também aparecem com uma taxa de incidência considerada muito alta no período analisado.

Apenas quatro municípios não registraram nenhum caso suspeito da doença em 2019 na região: Serra da Saudade, Tapiraí, Aguanil e Santana do Jacaré.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?