fbpx
jc1140x200

Centenário do nascimento de Ciro dos Santos ocorre nesta sexta (29), em Lagoa da Prata

Figura importante na história da cidade, Ciro foi médico, professor, poeta, escritor, contista e cronista. Além disso, cumpriu mandato como vereador e ocupou secretarias na administração de Lagoa da Prata.

Reportagem de Bárbara Félix

A Secretaria de Cultura e Turismo e a Academia Lagopratense de Letras (Acadelp) celebrarão nesta sexta-feira (29), os 100 anos do nascimento de uma das figuras mais importantes de Lagoa da Prata, o Dr. Ciro dos Santos. 

O evento de centenário ocorrerá a partir das 19h30, no Teatro Fausto Resende.

No anfiteatro do teatro, há um memorial em homenagem ao Dr.Ciro já disponível para visitação.  

Uma figura importante para a história de Lagoa da Prata

Nascido em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, Ciro dos Santos chegou em Lagoa da Prata em 1954 para exercer a função de médico. Além de médico clínico e cirurgião, Ciro foi professor, poeta, escritor, contista e cronista. Foi vereador, secretário municipal de Educação, Saúde, Turismo e Assistência Social, fundador do informativo “Várias e Algumas”, foi membro do Rotary Club de Lagoa da Prata, Governador Distrital do Rotary Internacional  e colaborador e praticamente todas as publicação jornalísticas locais.

Ele também foi  fundador e responsável pela aquisição do Camping Municipal e do Casarão. Fundou o Museu D. Alexandrina, foi fundador e presidente de honra da Academia Lagopratense de Letras (Acadelp). 

Publicou os livros “40 anos de Lagoa da Prata”, “Cianinho – Um homem grande”, “As cidades, as coisas e as gentes”, “Histórias, Estórias e Memórias”, “Até onde vão os Caminhos”, “Congado (Reinado)”, “As minhas e as estórias dos outros”, dentre outros títulos.

Foi médico voluntário no Serviço de Obras Sociais de Lagoa da Prata (SOS) desde a sua fundação. Recebeu o Título de Cidadão Honorário no ano de 1973 e agraciado com o Título de Mérito Legislativo.

Ciro foi o segundo médico a chegar à Lagoa da Prata, onde trabalhou e deixou seu legado, vindo a falecer em abril de 2018, deixando saudades a seus amigos, familiares e pacientes.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?