fbpx
jc1140x200

Arcos e Samonte vão receber microchips para cadastramento de cães e gatos de rua

Programa "Conheça seu amigo" é uma iniciativa estadual de atenção e cuidado com animais de rua, em lares temporários e OSCs. 

Arcos e Samonte foram selecionadas para o programa “Conheça seu amigo”, uma iniciativa estadual que distribui microchips para a identificação de gatos e cães dos municípios de Minas Gerais. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira (16) pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

A seleção priorizou municípios com programa de esterelização e com prioridade para execução de políticas públicas de proteção à fauna local.

Segundo a pasta responsável pelo “Conheça seu amigo”, os microchips são acompanhados de leitor para serem utilizados em animais de rua, que estão sob tutela de pessoas de baixa renda, em Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e em lares temporários.

Além de Arcos e Samonte, Capitólio e Perdigão também foram selecionados. Agora, os municípios serão convocados a assinarem os termos de cooperação com o Governo de Minas” e, após isso, irão receber os dispositivos.

Uma vez que as cidades estejam em posse dos microchips e dos leitores, elas devem cadastrar os animais e preencher a informação de cada um deles no Sistema de Identificação de Animais Domésticos.

De acordo com a Semad, o programa “se baseia em ações de manejo ético populacional de cães e gatos, acompanhadas de campanhas de educação ambiental e humanitária, com foco na promoção da saúde e do bem-estar animal e também na prevenção e combate aos maus-tratos”.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?