fbpx
jc1140x200

Aprendendo na prática: Vereadores mirins de Lagoa da Prata são empossados para Legislatura 2022/2023

O programa Câmara Mirim tem entre seus objetivos promover a interação entre a Câmara e as escolas do município, permitindo ao estudante participar do processo e compreender o papel do Legislativo Municipal.

O exercício da democracia, ao contrário do que muita gente pensa, não começa com as obrigações eleitorais. Ele, na verdade, começa muito antes, ainda na fase da educação básica, quando a criança tem contato com o “outro” e passa a aprender sobre os mecanismos básicos através dos quais a sociedade funciona – ou deveria funcionar. 

No dia 4 de agosto, alunos do 6º ao 9º ano da rede de ensino pública e privada e da Apae vivenciaram uma experiência que compartilha deste caráter educativo da democracia, no Plenário da Câmara Municipal de Lagoa da Prata

Em sessão solene, os estudantes foram diplomados e empossados como vereadores mirins para 5ª Legislatura – mandato 2022/2023.

A sessão foi presidida pelo vereador mirim, Davi Lamonunier, representante da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), que fez o juramento de posse e declarou empossados os nove vereadores mirins titulares. 

Além dos parlamentares da Casa, o evento contou com a presença da juíza da Comarca de Lagoa da Prata, Gisa Carina Gadelha Sabino, o prefeito Di-Gianne Nunes, o vice-prefeito Joanes Bosco, a secretária de Educação Adriana Ferreira, o presidente da Apae, Edilson dos Santos diretores, professores, alunos e familiares.

Ao todo, 120 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, disputaram a eleição no dia 23 de junho que, neste ano, ocorreu de forma eletrônica e por meio de chapas eleitorais compostas por três membros: um titular, o primeiro e o segundo suplentes. Foram eleitos nove vereadores mirins titulares e 18 suplentes.

Em seu discurso, Davi, em nome dos vereadores mirins, agradeceu à comunidade escolar pela confiança depositada. “Nós jovens, nos dedicaremos a reivindicar melhorias para a comunidade, realizando projetos e sugerindo ideias e, juntos, alcançaremos sucesso. Agradecemos aos amigos da Apae e das escolas que nos confiaram a missão de representá-los na Câmara Mirim”, ressaltou.

A presidente da Câmara, Carol Castro, no uso da palavra, destacou a importância do Programa Câmara Mirim no papel de educar os jovens para a vida e para a cidadania. “É fundamental que semeemos a boa política entre os mais jovens, que se encontram muito afastados da vida política. A conscientização política precisa vir também das escolas, dos mestres e dos pais, e a Câmara Mirim contribuirá para o fortalecimento desse processo”, pontuou.

Antes de começar as atividades legislativas os vereadores mirins titulares e suplentes passarão por uma etapa preparatória, momento em acompanharão reuniões ordinárias da Câmara de Vereadores, conhecerão a estrutura organizacional do Poder Legislativo, aprenderão como funcionam as atividades da Casa e quais serão seus deveres e direitos.

A primeira Sessão Ordinária da Câmara Mirim será realizada no dia 14 de agosto, às 18h, no Plenário do Legislativo, com transmissão ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube e Facebook.

 Câmara Mirim 

O Programa Câmara Mirim, instituído pela Resolução nº 672/2013 e atualmente regulamentado pela Resolução nº 849/2022, tem entre seus objetivos promover a interação entre a Câmara Municipal e as escolas do município, permitindo ao estudante participar do processo e compreender o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social e político em que vive, contribuindo assim para a formação de sua cidadania.

 Vereadores Mirins Legislatura 2022/2023 

  • Ana Luiza Lopes Dorjó – Escola Estadual Monsenhor Alfredo Dohr;
  • Anísio Júnior Alves Lopes – Escola Estadual Chico Rezende;
  • Daniela Cristina Belo de Souza – Escola Estadual Helena Aparecida;
  • Davi Lamounier Nogueira – Apae;
  • Davi Teixeira Vasconcelos – Colégio Águia de Prata;
  • Eduarda Lopes dos Santos – Escola Estadual Monsenhor Alfredo Dohr;
  • Letícia Silva Morais – Escola Estadual José Teotônio de Castro;
  • Pedro Lucas Silva Camargos – Escola Estadual Virgínio Perillo;
  • Raika Lima Miranda – Instituto Maria Augusta de Machado – Imam.
jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?