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Música e crianças: Professor de Arcos fala sobre efeitos da música no desenvolvimento infantil

A música tem um impacto significativo no cérebro das crianças e pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo de várias maneiras.

A música tem função importante na vida das pessoas, tanto que já é reconhecida como parte de tratamentos terapêuticos. Na infância não é diferente, crianças que possuem contato com a música desde cedo tem as emoções e o cérebro afetado, desenvolvendo suas habilidades. Para entendermos melhor sobre o assunto, a reportagem conversou com profissional em Educação Musical; especialista em musicalização infantil e trompetista, Paulo Oliveira, que iniciou na profissão há dez anos por paixão. “Iniciei minha jornada musical por meio do Projeto Garoto Cidadão, em Arcos. Foi lá que me deparei com diversos instrumentos, despertando o meu interesse. Meu primeiro instrumento musical foi o clarinete. Posteriormente, tive a oportunidade de fazer parte da banda Som&arte da Prefeitura Municipal de Arcos, onde tive o privilégio de conhecer meu professor e maestro, Gibran Mohamed Zorkot, que continua a ser uma influência e fonte de orientação valiosa em minha carreira até os dias de hoje. Nos finais de semana, eu costumava ir para a cidade de Formiga, onde tinha o privilégio de participar da orquestra sinfônica sob a regência da maestrina Sâmea Alves”, informou.

Foto: Paulo Oliveira / Arquivo Pessoal.

De acordo com Paulo, o ensino para crianças demanda uma abordagem distinta daquela voltada para adultos.

“Utilizamos uma metodologia diferente, com conteúdo específico. Através de atividades lúdicas, nós, professores, construímos o conhecimento dos alunos. Para as crianças, isso se traduz em brincadeira, mas, por trás disso, estão diversos objetivos educacionais de grande importância. A importância da música reside no fato de que ela desempenha um papel significativo no desenvolvimento das habilidades das crianças”, explicou.

Sobre os benefícios da música, segundo o professor, são muitos.

“Na educação infantil, a musicalização desempenha um papel crucial. Através dela, promovemos o desenvolvimento de uma ampla variedade de habilidades, incluindo coordenação motora, psicomotricidade, noção de lateralidade, memória cognitiva, autodisciplina, versatilidade, expressão emocional, desenvolvimento da linguagem, socialização, criatividade, imaginação, compreensão de conceitos matemáticos e, não menos importante, um aumento da autoestima, entre outros benefícios”.

A música tem um impacto significativo no cérebro das crianças e pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo de várias maneiras como:

  • Estimulação Cerebral: O cérebro da criança é altamente receptivo à estimulação, e a música envolve muitos aspectos sensoriais, como audição, visão e movimento, estimulando várias áreas cerebrais;
  • Memória e Aprendizado: A música envolve a memorização de letras, melodias e ritmos, o que aprimora a memória e as habilidades de aprendizado;
  • Desenvolvimento da Linguagem: A exposição à música ajuda a desenvolver a percepção auditiva e a compreensão da linguagem, o que é fundamental para o desenvolvimento da fala e da comunicação;
  • Raciocínio Matemático: A música frequentemente contém padrões rítmicos e contagem, o que pode melhorar as habilidades matemáticas e o raciocínio lógico;
  • Expressão Emocional: A música oferece uma saída para a expressão emocional, permitindo que as crianças identifiquem e expressem seus sentimentos;
  • Coordenação Motora: Dançar, tocar instrumentos ou mesmo bater palmas em ritmo requer coordenação motora, o que é benéfico para o desenvolvimento físico;
  • Atenção e Concentração: Aprender a tocar um instrumento ou cantar requer foco e concentração, ajudando a desenvolver essas habilidades importantes;
  • Criatividade e Imaginação: A música estimula a criatividade e a imaginação das crianças, encorajando-as a pensar de forma inovadora;
  • Redução de Estresse: A música suave e relaxante pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, promovendo um ambiente emocionalmente saudável;
  • Socialização e Interação: Participar de atividades musicais em grupo promove a interação social, o trabalho em equipe e a comunicação;
  • Em resumo, a música é uma ferramenta poderosa para estimular o cérebro infantil, promovendo o desenvolvimento cognitivo, emocional e social.

Assim como o esporte, a música também afeta o comportamento da criança. “A influência da música no comportamento infantil pode variar dependendo do tipo de música, do contexto e da exposição da criança a diferentes estilos musicais. Música Calmante: Música suave e relaxante pode acalmar as crianças, reduzindo a ansiedade e o estresse. Música Energética: Música com ritmo rápido e empolgante”, explicou.

De acordo com Paulo, a  idade ideal para começar, é a partir de 5 anos. “Pois é, onde musicalmente falando, conseguimos alfabetizar o alunos. A partir da flauta doce. Eles começam a ler partitura, saber as notas, ter ritmos. Com um tempo, com 7 anos já é o ideal para iniciar o violão ou outros instrumentos”.

A música e os bebês

Quem é pai e mãe já sabem que, comumente, muitos bebês já reagem à música desde o ventre da mãe; e, segundo o professor a música realmente tem importante significado para eles, como:

  • Estimulação sensorial: A música estimula os sentidos dos bebês, ajudando no desenvolvimento cognitivo, emocional e social;
  • Vínculo afetivo: Cantar para um bebê cria um vínculo afetivo, promovendo a conexão entre o cuidador e o bebê;
  • Desenvolvimento da linguagem: Música ajuda no desenvolvimento da linguagem, pois expõe os bebês a diferentes sons e ritmos;
  • Relaxamento: Música suave pode acalmar os bebês, ajudando a reduzir o choro e a ansiedade;
  • Estímulo criativo:  A música estimula a criatividade e a imaginação dos bebês.

 

 

Quer conhecer o trabalho do professor Paulo? Chama ele: Celular e WhatsApp (37) 99938-9233  /  Instagram:     paulo_oliver_prof

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