fbpx
jc1140x200

Vacinação contra HPV acontecerá em Lagoa da Prata na próxima semana

Na próxima semana começam a ser aplicadas as primeiras doses da vacina contra o papilomavírus humano (HPV) em meninas entre 11 e 13 anos, de  Lagoa da Prata. O HPV é a principal causa de câncer de colo de útero. A maioria dessas jovens deve receber as doses nas escolas, mas elas também estarão disponíveis nos postos de saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, foi determinada essa faixa etária para a vacinação gratuita por ser o período da vida da mulher em que a vacina tem a melhor resposta imunológica. Para tomar a vacina nas escolas, as meninas deverão ter a autorização de pais e responsáveis. De acordo com dados do Governo Federal cerca de 1.000 crianças deverão receber a vacina no município.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, no momento será distribuída a primeira dose da vacina. A segunda dose deve ser aplicada seis meses após a primeira. Já a terceira dose, que funciona como um reforço, deve ser aplicada cinco anos após a primeira. A recomendação é que as adolescentes levem a caderneta de vacinação aos postos.

No ano de 2015, a vacina contra o HPV será destinada às meninas entre nove e 11 anos e também será dividida em três etapas. A partir do ano de 2016, a vacina passará a ser aplicada nas meninas com nove anos de idade.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Lagoa da Prata.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?