fbpx
jc1140x200

Sine de Lagoa da Prata encaminha quase 14 mil trabalhadores para entrevistas de emprego nos últimos três anos

Sine local possui o cadastro de mais de 9 mil pessoas aptas ao trabalho.

De 2013 a junho de 2016, 1450 pessoas conseguiram o emprego por meio do serviço em Lagoa da Prata

A busca por um emprego e até por um profissional qualificado que se encaixe no perfil da empresa tem sido alvo da burocratização na hora de contratar e ser contratado. Em virtude de democratizar o processo do acesso às oportunidades de trabalho, o Serviço Nacional de Emprego (Sine) tem um importante papel
na vida do empregador e do empregado.

Lucas Gontijo, coordenador do Sine de Lagoa da Prata.
Lucas Gontijo, coordenador do Sine de Lagoa da Prata.

De acordo com o coordenador do serviço em Lagoa da Prata, Lucas Gontijo, as principais vantagens são a qualidade e a gratuidade dos serviços prestados. A unidade local encaminhou 13.911 trabalhadores para o mercado de trabalho nos últimos três anos. “Nem o empresário nem os trabalhadores têm qualquer custo com o processo de seleção e encaminhamento de profissionais para o preenchimento das vagas cadastradas no Sistema Nacional de Emprego. Outro aspecto benéfico na disponibilização de vagas, além da ampliação das oportunidades, é o desenvolvimento da qualificação profissional. A unidade de Lagoa da Prata possui mais de nove mil cadastros de profissionais dos mais variados setores em nosso banco de dados”, afirmou.

O Sine é um programa do Ministério do Trabalho e Emprego executado em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) e Prefeitura Municipal de Lagoa da Prata, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, tendo sido implantado no município no ano de 2004. “O Sine atua na prestação de serviços gratuitos para micro, pequenas, médias e grandes empresas na contratação de
funcionários, por meio das atividades de Habilitação de Seguro Desemprego,
Emissão de CTPS, Qualificação Profissional e Intermediação de Mão de Obra que visa recolocar o trabalhador no mercado de trabalho”, destacou.

Gontijo explica que para cada vaga cadastrada são selecionados determinado número de candidatos a serem encaminhados dentro dos requisitos solicitados. “A escolha final é sempre executada pela empresa contratante. Caso necessite de mais candidatos, a seleção é mantida e os trabalhadores continuam sendo encaminhados para a empresa. Por fim, para conclusão do processo de intermediação é necessário que a empresa retorne os
encaminhamentos ao Sine com o resultado final da seleção”, enfatizou.

Para cadastrar uma vaga de emprego, é necessário que a empresa tenha um cadastro no serviço em Lagoa da Prata. A disponibilidade das vagas de trabalho podem ser solicitadas pelos telefones (37) 3261-1005 ou 3261-4622, ou pelo e-mail [email protected].

Mais ferramentas para o cidadão

O Ministério do Trabalho já disponibiliza uma ferramenta através do site www.maisemprego.mte.gov.br que permite que o próprio empregador disponibilize diretamente no Sistema Nacional de Emprego suas vagas, bem como permite que o trabalhador faça seu próprio encaminhamento.

Pra que isso aconteça tanto o empregador quanto o trabalhador devem ter seu perfil habilitado pela Unidade de Atendimento do SINE. Será permitido ao trabalhador definir suas pretensões profissionais, suas regiões de interesse e realizar buscas de vagas disponíveis em toda rede do Sistema Nacional de Emprego.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?