fbpx
jc1140x200

Circuito Cemig de Arborização Urbana é realizado em LP

Foto: Arquivo

A Cemig e a prefeitura de Lagoa da Prata, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizaram na terça-feira, 21, o Circuito Cemig de Arborização Urbana. O evento aconteceu no Teatro Fausto Rezende e reuniu profissionais da empresa, prefeitura, estudantes universitários, organizações não governamentais e órgãos públicos ligados à gestão ambiental. Aconteceu um ciclo de palestras e demonstrações práticas sobre arborização urbana. Participaram do evento profissionais das cidades de São João Del Rei, Belo Horizonte, Lavras e LP.

O objetivo do circuito foi discutir a importância do planejamento e manutenção da arborização para a qualidade do ambiente urbano e apresentar boas práticas de manejo de arborização urbana.

Os palestrantes abordam temas como coleta, produção de sementes e viveiros, manutenção e implantação da arborização urbana, cenário mundial da arborização urbana georreferenciamento de árvores, florestas urbanas e outros. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer, de forma prática, técnicas de produção de mudas para arborização urbana, plantio e podas de árvores urbanas e avaliação de riscos de árvores, dentre outros temas relevantes para a atividade cotidiana dos gestores de árvores urbanas.

Também foi explorado pela bióloga Ana Paula Miranda, a avaliação visual de risco em árvores, principalmente da praça Coronel Carlos Bernardes. Os participantes também puderam participar de minicursos sobre avaliação de risco, poda de árvores e identificação de espécies.

Segundo o professor Aderbal Gomes da Silva, há vários critérios e situações a serem observadas antes de se fazer o plantio ou planejar a arborização do município. “Lagoa da Prata possui ruas e calçadas largas, diferente de quando se tem ruas e calçadas estreitas, que acabam fazendo com que tenhamos que selecionar espécies para que estas não venham a prejudicar residências, comércios, fiações, passagem de pedestres… Ruas e calçadas largas facilitam a preservação das árvores”.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?