fbpx
jc1140x200

Cadastro para medula óssea registra 381 possíveis doadores em Lagoa da Prata

No último final de semana aconteceu em Lagoa da Prata o cadastro para doação de medula óssea. De acordo com a organização do evento, cerca de 381 pessoas se cadastraram. A campanha também foi apoiada pelo cantor Paulo Ricardo, da banda RPM, que esteve na cidade para fazer um show. Outro que  também apoiou a campanha foi o judoca Flávio Canto, que recentemente esteve em Lagoa da Prata para realizar uma palestra em um evento.

Em março, foram realizados 302 cadastros na cidade de Moema. Hoje podem ser realizados somente 30.800 mil cadastros por ano, conforme descrito no site do Ministério da Saúde.

Graziele“É muito importante se cadastrar para a doação de médula óssea, pois as chances de encontrar um doador compatível é bastante raro. Com o cadastramento, é uma grande chance  que temos de trazer esperança e salvar uma vida”, disse a esteticista e doadora Graziele Galan de Oliveira.

 

Saiba mais sobre a doação de medula óssea

O cadastramento de candidatos a doadores de medula óssea é feito pela Fundação Hemominas. A chance de encontrar um doador compatível entre irmãos, filhos de mesmo pai e mesma mãe, é estimada em 25% a 30%, aproximadamente. Entre pessoas não aparentadas, essa possibilidade pode chegar a 1 para 100 mil candidatos cadastrados. A compatibilidade é verificada pela semelhança entre os antígenos dos leucócitos do doador com os do receptor, por meio do exame de HLA (Antígenos Leucocitários Humanos). Portanto, quanto mais candidatos cadastrados, maiores as chances de se encontrar o doador ideal para os pacientes que
precisam de transplante.

Coleta

Há duas formas básicas para coleta da medula de um doador:

  • Punções no osso da bacia, por meio de agulhas especiais, sob efeito de anestesia. Os doadores passam por um pequeno procedimento cirúrgico, de aproximadamente 90 minutos.
  • Aférese, procedimento de coleta por via periférica, que se assemelha a uma doação de sangue. Não requer internação e nem anestesia. A escolha sobre o tipo de coleta não é uma decisão do doador ou do paciente, mas sim uma indicação médica, de acordo com o tipo de patologia ou diagnóstico do paciente.

A escolha sobre o tipo de coleta não é uma decisão do doador ou do paciente, mas sim uma indicação médica, de acordo com o tipo de patologia ou diagnóstico do paciente.

Procure o Hemocentro, que atende a região, em Divinópolis.
Horário de atendimento
Segunda a sexta-feira 7h às 13h
Telefone: (37) 3216-6500
Rua José Gabriel Medef (referência: em frente ao Hospital
Santa Mônica), 221 – Bairro Padre Libério.
Cadastro de candidatos à doação de medula óssea
Segunda a sexta-feira 9h às 12h
Captação: (37) 3216-6513 ou 3216-6514
Cadastro: (37) 3216-6522 ou 3216-6526
*Com informações do Instituto Nacional do Câncer

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?