fbpx
jc1140x200

Washington Costa presenteia biblioteca municipal de Santo Antônio do Monte com livros de sua autoria

(Texto/Foto: Ismael Costa/Secretaria de Cultura e Turismo de Santo Antônio do Monte) Na foto, a funcionária Cristina Maria César recebe os exemplares doados.

A sessão de escritores de Santo Antônio do Monte na Biblioteca Municipal Bueno de Rivera ganhou um novo autor.

O escritor  Washington Costa presenteou os leitores com exemplares do livro “Antologia das Flores – Flores de Cactus”, que incluiu poemas de sua autoria. Segundo ele, a obra busca propiciar um espaço para autores de Minas e do Brasil unirem arte, força e de forma coletiva, democratizar o acesso às suas produções literárias.

“O convite para participar do livro ocorreu por meio do psicanalista e escritor Eduardo Lucas Andrade, organizador do projeto. A inspiração são as flores de cactos, que são símbolos de resistência, por conseguir manter uma beleza poética, mesmo habitando terrenos áridos e inóspitos”, explica.

Fascinado pela leitura desde a infância, teve o despertar da escrita como uma necessidade de expressão que inclui poesia e prosa. Como ele mesmo define, agora em 2019, decidiu tirar seus escritos da gaveta e trazê-los à luz do mundo. “Os temas que procuro abordar nos meus escritos giram em torno de angustias existenciais, redenção, amor, ficção científica, questões sociais, suspense e horror”. Entre os autores de cabeceira estão Augusto dos Anjos, Cruz e Souza, Edgar Allan Poe, Isaac Asimov, Stephen King e Sigmund Freud.

Sobre a doação dos exemplares, Washington destaca:
“Acredito que todos devemos ter um compromisso social com as instituições que contribuíram para nossa formação enquanto seres humanos. Doar estes exemplares da Antologia das Flores para o belíssimo acervo da biblioteca municipal, é na verdade um ato simbólico, de reconhecimento e valorização de um espaço de preservação e cultivo da literatura que ajudou a transformar minha existência, sendo determinante na minha formação cultural. E espero em breve poder ter a honra de doar outras obras literárias de minha coautoria e autoria para o acervo”.

Psicólogo (UNA) com atuação no Centro de Atenção Psicossocial CAPSVIDA como servidor concursado da Prefeitura de Samonte desde 2012, Washington é Pós-Graduado em Ensino de Artes Visuais pela UFMG.

Além de participar da “Antologia das Flores”, foi escolhido para integrar a coletânea de horror “Abismo do Mal”, da editora Lura, a ser lançada este ano na Bienal do Rio e teve o poema “Agonia de Gaia” classificado em 17º, entre centenas de outros, no concurso nacional de novos poetas “Poesia Livre 2019”. O autor participou ainda da segunda parte da “Antologia das Flores”, que se inspirará nas “Flores de Girassol”. O lançamento do primeiro livro solo, “Jornada Existencial”, será em dezembro deste ano.

(Texto/Foto: Ismael Costa/Secretaria de Cultura e Turismo de Santo Antônio do Monte)

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?