fbpx
jc1140x200

Chuvas desta quinta (23) e sexta-feira (24) podem chegar a 150 mm no Centro-Oeste MG, diz Defesa Civil

Defesa Civil emitiu alerta; confira cuidados que devem ser tomados.

A tempestade pode afetar algumas cidades de Minas Gerais. (Foto: Ilustrativa).

Os meses de dezembro e janeiro são os recordistas de chuva em Minas Gerais. Recentemente Lagoa da Prata recebeu temporais com carga de chuva acima de 70 mm, o que corresponde a mais de 70 litros de água por metro quadrado. Chuvas assim causam inúmeros transtornos para a população e deixa em alerta os órgãos de defesa civil.

Desde o início dessa semana institutos de meteorologia apontam que altos índices de chuva irão atingir Belo Horizonte e região metropolitana da capital. A Defesa Civil da cidade de Bom Despacho também enviou um alerta para as cidades circunvizinhas, que também irão receber grande quantidade de chuva durante está quinta (23) e sexta-feira (24).

O órgão orienta que a população deve tomar bastante cuidado e alerta para o que deve ser feito em determinados casos.

De acordo com o coronel Renato Gomides, chefe da Defesa Civil há previsão de chuva forte para nossa região. “A expectativa é que o volume de chuva chegue a 150 milímetros. Isso equivale a muita chuva. Por isso, a população deve se prevenir e ter muito cuidado”, destaca o Coronel.

Gomides também salienta que a população evite boatos e rumores. “Fique calmo e acalme as pessoas em desespero. Em caso de risco ligue para os Bombeiros (193), Polícia Militar (190) ou Defesa Civil (0800 285 3737). Além disso, siga as instruções emitidas pelos órgãos oficiais”.

Alerta de tempestade severa para próximas 24h em algumas cidades de MG

De acordo com o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) e Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), foi identificada a possibilidade de tempo severo em grande parte do Estado de Minas Gerais para as próximas 24 horas. São temporais com capacidade de provocar granizo, vendavais, tornados, raios e chuva torrencial.

A atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul, intensificada pela formação de um sistema de baixa pressão, deverá produzir volumes de chuva significativos em áreas da porção Centro/Norte/Oeste/Leste de Minas Gerais com acumulados entre 100 e 150 mm, nas próximas 24 horas, não se descartando acumulados próximos aos 200 mm.

As cidades que poderão ser atingidas são:

Belo Horizonte e Região Metropolitana com chuvas mais intensas. Frutal, Ituiutaba, Uberlândia, Patrocínio, Uberaba, Araxá, Pimhui, São Sebastião do Paraíso, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Alfenas, Campo Belo, Varginha, São Lourenço, Lavras, Andrelândia, Juiz de Fora, São João del Rei, Oliveira, Formiga, Divinópolis, Bom Despacho, Patos de Minas, Paracatu, Três Marias, Pará de Minas, Itaguara, Conselheiro Lafaiete, Barbacena, Cataguases, Ubá, Viçosa, Muriaé, Ouro Preto, Ponte Nova, Manhuaçu, Itabira, Sete Lagoas, Curvelo, Pirapora, Unaí, Januária, Montes Claros, Bocaiúva, Grão Mogol, Janaúba, Salinas, Pedra Azul, Almenara, Araçuaí, Nanuque, Teófilo Otoni, Peçanha, Governador Valadares, Conceição do Mato Dentro, Ipatinga, Caratinga e Aimorés.

Abaixo, o chefe da Defesa Civil listou alguns cuidados a serem tomados:

Antes da chuva:
Limpe telhados, calhas, ralos, esgotos. Retire entulhos dos quintais. Não jogue lixo nas ruas. Reforce ou escore muros e paredes pouco confiáveis.

Durante chuvas fortes:
Fique atento ao nível de subida das águas. Tenha sempre lanternas e pilhas em condições de uso. Desligue aparelhos elétricos das tomadas e fique longe de janelas. Não retire roupas do varal e use o telefone somente em casos de emergência. Nos casos de maior gravidade com infiltração, rachadura ou barulhos estranhos, saia do local.

Se estiver no carro durante chuvas fortes:
Fique em local alto e espere o nível da água baixar. Não pare o carro próximo de postes ou árvores. Cuidado: poças de água podem ocultar crateras. Ao atravessar poças mantenha a aceleração contínua em primeira marcha. Fique longe do carro da frente.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?