fbpx
jc1140x200

Volta das cirurgias eletivas será gradual em Minas Gerais

Vale ressaltar que os procedimentos eletivos como cirurgias e consultas estão suspensas desde março deste ano, de forma a prevenir uma possível sobrecarga na rede pública de saúde.

Retomada gradual de cirurgias e procedimentos eletivos não essenciais no Sistema Único de Saúde já podem ser iniciadas em Minas Gerais. A secretária de Estado de Saúde, explicou que a decisão foi baseada nas mudanças positivas do contexto epidemiológico da Covid-19 e da capacidade assistencial do Estado. A deliberação autoriza, além das cirurgias, o retorno de consultas, exames e procedimentos ambulatoriais não essenciais.

De acordo com a pasta, o retorno seguro deverá seguir protocolos de cuidados e biossegurança já estabelecidos. As normas deverão ser adotadas desde a seleção do paciente para a cirurgia até sua alta, bem como no período de convalescença em domicílio.

Vale ressaltar que os procedimentos eletivos como cirurgias e consultas estão suspensas desde março deste ano, de forma a prevenir uma possível sobrecarga na rede pública de saúde. Também tiveram seus atendimentos presenciais suspensos parcialmente ou totalmente, serviços ambulatoriais com a assistência voltada para pessoas que necessitam de reabilitação, hipertensos, diabéticos, odontológicos, entre outros.

De acordo com a Diretora de Ações Temáticas e Estratégicas da SES-MG e uma das coordenadoras da ação, Mônica Farina, a retomada dos atendimentos deverá levar em consideração as ondas do Programa Minas Consciente, sendo elas vermelha, verde e amarela, dos municípios avaliadose. “Por exemplo, pacientes de alto risco terão atendimento imediato mesmo na onda vermelha a medida que pacientes de médio e baixo risco vão estar condicionados as ondas do programa do Minas Consciente”, explicou.

Conforme o protocolo, na onda amarela estão autorizados procedimentos de médio risco enquanto na onda verde podem ser realizados cirurgias também de baixo risco.“A ação estratégica foi pensada para planejar a retomada dos serviços de assistência à saúde de forma gradual e segura, respeitando as medidas sanitárias determinada no programa Minas Consciente. A partir de diversos critérios e diretrizes estabelecidos, os profissionais de saúde vão poder se basear na tomada de decisão e na modalidade de atendimento que poderá ser oferecida para esses pacientes”, acrescenta.

De acordo com o Secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, caso haja o aumento do número de casos, as resoluções podem ser alteradas. “Nossa ideia é não é interromper mais as cirurgias eletivas. Mas o Minas Consciente é um termômetro do que acontece em cada região”, pontuou.

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?