fbpx
jc1140x200

Versão digital dos documentos CRLV e CNH está disponível em todo Brasil

Pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito você tem acesso ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (Crlv) e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem sair de casa; confira como baixar.

O Aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) agora está disponível para todo o país. Você pode acessar a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (Crlv), e também a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem sair de casa.

O documento pode ser visualizado mesmo sem acesso à internet, já que o aplicativo gera um arquivo PDF com uma assinatura digital, que garante a autenticidade do documento. A emissão é inteiramente online e não é necessário comparecer ao Detran local para obter o documento digital.

O condutor também pode imprimir o documento em casa; para isso o papel tem a autenticidade da impressão garantida por um QR Code, que pode ser apresentado e consultado pelos agentes de trânsito em uma eventual fiscalização. No entanto, o Serpro recomenda que a impressão seja feita na maior qualidade disponível e que o motorista se certifique de que o código QR está nítido.

Como obter

Para ter acesso aos documentos eletrônicos, é preciso fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível gratuitamente na Google Play (Android) e App Store (iOS). Depois, basta fazer o cadastramento no aplicativo. O usuário recebe um e-mail e deve clicar no link para ativar o cadastro. Após a ativação, é preciso fazer login no aplicativo e clicar em “adicionar documento”, que será a CNH ou o Crlv digitais.

A CNH digital pode ser emitida de três maneiras: “pelo celular”, “com certificado digital” e “sem certificado” (comparecimento ao Detran). Se a opção for “pelo celular”, o usuário deve primeiro usar o seu dispositivo móvel para informar o CEP do seu endereço de quando emitiu a última CNH física e, em seguida, ler o QR Code da carteira de motorista, que fica na parte interna da CNH em papel. Depois, ele faz a “prova de vida”, um movimento físico do usuário, lido pela câmera do celular, para garantir que ele é mesmo quem está sendo identificado. Após confirmar a validação, será necessário informar o número do telefone celular. Neste momento, será disponibilizado o documento da CNH Digital no dispositivo móvel. O aplicativo vai pedir para o usuário criar uma chave de acesso de quatro dígitos, que deverá ser digitada toda vez que o documento digital for utilizado. É essa chave que agora poderá opcionalmente ser trocada pelo acesso pela impressão digital.

O procedimento para obter o Crlv digital é bem mais simples. Basta que o usuário informe o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT). Tanto a CNH Digital quanto o Crlv poderão ser acessados pelo dispositivo móvel mesmo off-line, ou seja, sem internet.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?