fbpx
jc1140x200

Vereadores elogiam a saúde pública de Lagoa da Prata

Durante a audiência pública realizada na Câmara Municipal no dia 30 de março os vereadores elogiaram a atual situação da saúde pública de Lagoa da Prata. Estiveram presentes no local o secretário municipal de saúde Geraldo de Almeida, a secretária de educação Paulene Andrade, secretária de fazenda Nívia Melo, secretário de meio ambiente Lessandro Gabriel, o médico Marcos Eugênio e coordenadores e assessores técnicos do serviço de saúde do município.

De acordo com o vereador Adriano Morais o momento é de elogiar a situação da saúde do município. “Ficamos muito felizes por poder dar boas notícias, pois muitas vezes as pessoas não sabem como estão as coisas. Que a gente continue apresentando resultados. Isso foi uma transformação na saúde de Lagoa da Prata”, afirmou.

Para o vereador Adriano Moreira a evolução da saúde foi notória. “Participei de alguns dos piores momentos do Pronto Atendimento Médico de Lagoa da Prata. Quando íamos jantar ou almoçar na cozinha ficava minando esgoto debaixo da gente. Macas ficam encostadas para os pacientes deitarem no corredor. A pediatria ficava junto com o setor de urgência e emergência. Para ir para a urgência tínhamos que passar pelo setor masculino. Era lamentável, um caos! Trabalhei lá por 14 anos e juntamente com outros profissionais sofri muito. Hoje temos uma UPA e só estamos proferindo elogios“, destacou.

O vereador Edmar Nunes enfatizou que o rápido atendimento e o acolhimento dos pacientes tem sido o diferencial. “Só posso parabenizar. A parte de logística será on-line e mais rápida, isso é muito importante na hora de atender o paciente. A transparência é fundamental e é isso que estamos vendo. Parabéns!”, enfatizou.

A presidente da Câmara Municipal, Quelli Couto, também frisou a transparência do trabalho desenvolvido. “Esse está sendo um trabalho transparente, de dedicação e compromisso. Tenho profunda admiração pelo Geraldo e pelo trabalho que ele tem desenvolvido. Fico muito feliz de ver que as pessoas estão sendo bem atendidas e tudo, dentro das possibilidades, está sendo bem feito“, afirmou.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Geraldo de

Geraldo de Almeida - secretário de saúde
Geraldo de Almeida – secretário de saúde

Almeida, a saúde de Lagoa da Prata tem apresentado grande avanços. “Quando eu falo isso não falo apenas do recurso do 32% do orçamento do município, mas sim da forma com que isso é gerido. Recentemente, o Bom Dia Brasil, da rede Globo, transmitiu uma matéria sobre o custo per capta no Brasil com saúde e eu fiquei muito feliz com os dados que eu vi e comparei com Lagoa da Prata. A reportagem mostrou quanto alguns municípios gastavam em saúde por dia. Mesmo investindo 32,4% em saúde conseguimos com o valor médio per capta de R$1,33  por dia/habitante ter a mesma qualidade do que municípios que investem o dobro. Um exemplo é o Rio de Janeiro e Santos, que tem grandes royalties de petróleo e não precisam investir tanto”, informou.

Geraldo também ressaltou que a saúde tem a maior secretaria do município e que no último quadrimestre superou o número de atendimentos. “O Centro de Especialidades de Odontologia registrou 688 tratamentos de periodontia, 159 tratamentos de endodentia, 263 atendimentos de atenção básica realizados no CEO. Na Policlínica I foram realizados no primeiro quadrimestre deste ano 5.666 atendimentos médicos, que atendem em horário estendido. O setor de fisioterapia atendeu 3.737 casos. O setor de marcação, que atende procedimentos como raio x simples, consultas especializada, cirurgias eletivas, exames de imagem e diagnóstico registrou 10.206 atendimentos.O Centro de Atendimento Psicossocial acolheu mais de mil pacientes, realizou 1066 práticas corporais e 99 atendimentos em grupo. A Farmácia Municipal atendeu 16.142 usuários e distribuiu 30.499 itens. A Vigilância Epidemiológica, que trata das doenças infectocontagiosas, acompanhou 346 consultas e 162 consultas de enfermeiro. Foram realizados 563 viagens de transporte de pacientes. Com esses e outros números investimos mais de 17 milhões de reais em recursos próprios e cerca de 6 milhões de recursos repassados pelo Governo Federal e Estadual”, enfatizou.

O secretário agradeceu os elogios voltados para o seu trabalho e de sua equipe. “Me sinto confortável ao expor e dar transparência ao trabalho que fazemos. Fico lisonjeado por ouvir tantos elogios. Eu tenho uma equipe que me ajuda muito e pensamos sempre no usuário. É importantíssimo que o Executivo esteja conosco, pois precisamos. Eu agradeço vocês (vereadores), pois a saúde não funciona sozinha, tudo é uma parceria. É importante essa unidade para que a engrenagem funcione corretamente“, destacou.

Fotos: Câmara Municipal de Lagoa da Prata.

*Se você estiver lendo a matéria pelo celular arraste o dedo sobre a imagem para ver todas as fotos.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?