fbpx
jc1140x200

Vereador coloca à venda lotes em área de preservação, afirma secretário

Secretário de Meio Ambiente, Lessandro Gabriel e o Vereador Fortunato do Couto/PDT (Natinho)

Lessandro Gabriel cobra explicações de Natinho, que votou contrário ao projeto da prefeitura para permutar lotes em área de APP no Parque dos Buritis

O vereador Fortunato do Couto/PDT (Natinho) tem um posicionamento firme e contrário contra a permuta de terrenos municipais, localizados em áreas verdes, em diversos bairros, por terrenos em área de preservação permanente (APP), de propriedade particular, localizados no Parque dos Buritis. A proposta de troca foi feita pela prefeitura para resolver o problema de diversos proprietários que possuem terrenos no parque há mais de 20 anos e hoje não podem fazer nenhum tipo de construção. A administração municipal pretende transformar, de fato, o Parque dos Buritis em uma área ecológica. A permuta está sob a análise da justiça. Natinho foi um dos que votaram contra o projeto EM 92/2015, deliberado pela Câmara Municipal no dia 22 de junho de 2015.

destac - Terreno do NatinhoPorém, quando existem interesses particulares, Natinho adota uma postura diferente, conforme denúncia do secretário  de Meio Ambiente, Lessandro Gabriel. O ambientalista concedeu uma entrevista ao Jornal Cidade e à rádio Veredas e externou a sua revolta contra o vereador.

De acordo com Lessandro, Natinho possui terrenos ao lado da nascente da lagoa, em área de preservação permanente (APP), e colocou-os à venda em uma imobiliária. “Queria uma explicação do vereador Fortunato. Ele agiu de má fé junto à imobiliária. Temos o contrato de compra e venda do senhor Natinho, que deveria ter resolvido essa situação há muitos anos. Teria poder para resolver essa questão, mas quis agir de ‘certinho’, ‘bonitinho’. Quis fazer as coisas na calada da noite e achou que sairia ileso, que ninguém veria. Precisamos nos unir, resolver a situação que vem de anos e anos. Não fomos nós que criamos  isso, é a lei que nos dá esse amparo”, concluiu.

O secretário disse que o Município possui inúmeros lotes que estão em APP e a intenção é regularizar a situação. “Como todos os donos de lote em APP’s em Lagoa da Prata, ele (Natinho) foi procurado por nós para poder negociar esses lotes, para permutar, trocar, indenizar ou desapropriar, mas alegou que os lotes não eram dele, e sim das filhas. Nossa proposta era aumentar a área em torno do Parque Francisco de Assis Rezende, no entorno da lagoa, mas houve má fé do Fortunato, vereador que está há mais de 30 no poder”, enfatizou.

áreaLessandro afirma que os lotes do vereador estão ao lado da nascente da lagoa, a cerca de 50 metros da margem, localizados no bairro Sol Nascente, entre as ruas José Saturnino de Miranda, Juca Mantiba e Amâncio Bernardes. “Na época do Tenente Borges (ex-comandante da Polícia de Meio Ambiente) esses lotes foram embargados pelo fato de eliminar água. Hoje não temos mina lá por causa da seca que estamos enfrentando. Inclusive, administrações passadas tentaram abrir uma rua ali. Fizeram o pessoal do Sol Nascente de bobo. Prometeram abrir uma rua e não puderam fazer por se tratar de uma Área de Preservação Permanente”, criticou.

O secretário reclama que faltou empenho, da parte do vereador, para ajudar a resolver a situação dos proprietários de terrenos em APP. “Ele, como vereador, deveria apresentar na Câmara projetos que resolvessem a situação dos lotes na cidade, que é um problema que se arrasta há anos. Como representante do povo deveria ter a sabedoria de juntar as pessoas de bem, secretaria do meio ambiente, os órgãos competentes e resolver a situação. Ele quis fazer todo mundo de bobo e de palhaço. As coisas não funcionam assim”, destacou.

O OUTRO LADO

O Jornal Cidade procurou o vereador Natinho que não quis se pronunciar, mas indicou o arquiteto Carlos Brasil Guadalupe (Lalinho) para que explicasse a situação. “A intenção é preservar o local por causa das nascentes e minas que têm por ali. A ideia de fazer avenida naquele lugar é porque se fosse feita um pouco mais acima a indenização seria mais alta para a prefeitura. Quando procurei o Natinho e o senhor Olavo para apresentar o projeto, eles se prontificaram em fazer a troca, mas a prefeitura não se manifestou. Depois de esperar todo esse tempo ele trocou quatro lotes, mas os que estariam dentro da área onde seria a avenida, ele não trocou. O projeto de abertura da rua é da época do primeiro mandato do Divininho e foi criado com a intenção de delimitar a área do Parque Francisco de Assis Rezende”, explica Lalinho.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?