fbpx
jc1140x200

Vai construir? Engenheiro Antônio Santos dá dicas para planejar a construção da sua casa própria

O momento de construir a casa própria é um dos mais ansiados por quem conseguiu adquirir um terreno para a realização do sonho de ter um imóvel. Muitos passam anos imaginando a forma da edificação, número de cômodos, materiais empregados, cores… enfim, são tantos os itens e detalhes que é fácil se perder na hora de colocar o projeto em prática. Para que isso não ocorra, o engenheiro Antônio Aparecido dos Santos diz que o segredo é planejar as etapas que envolvem a materialização da casa. Confira a entrevista:

 

Fale um pouco sobre sua formação acadêmica.: Me graduei no Centro Universitário de Formiga – UNIFOR, sendo que ao longo do curso vimos várias áreas de atuação na engenharia civil, onde optei por trabalhar mais na área de elaboração de projetos e execução de obras, minha paixão.

Para as pessoas que planejam construir a casa própria, quais os cuidados ao contratar a mão de obra? A principal preocupação se tange na questão referência, sempre procurar um profissional de renome no mercado e conhecer obras já realizadas por ele. Isso pode evitar dores de cabeça mais adiante. A elaboração de um contrato dará mais tranqüilidade para ambos.

O que deve ser observado ao comprar um terreno? Na hora de escolher o terreno é muito importante levar alguns itens em consideração. Ter sempre ciência de que é um bem na maioria das vezes caro. Os melhores lotes são os ditos “planos”, mas não raramente você se deparará com os não tão planos assim. Procurar privilegiar os lotes com a frente ou um dos lados voltado para o leste (nascente), pois isso lhe trará um ambiente mais arejado. Durante a compra busque orientação de um profissional. Terrenos considerados acidentados na maioria das vezes dão excelentes projetos, mas um ponto negativo é na execução dos muros de divisas e fundações (cintamento), que ficam um pouco mais dispendiosos, devido ao arrimo.

Quais os critérios que facilitam a venda de uma casa? Primeiramente ter um bom corretor de imóveis, e depois ter um histórico bem apresentável do empreendimento, como: Todos os projetos, isso passa confiança de um imóvel que teve um R.T. ( Responsável Técnico), e acima de tudo, se restar dúvidas, contrate um engenheiro para que ele produza um laudo técnico sobre as condições da mesmo, sobretudo da questão estrutural.

Como e onde economizar em uma obra? Sempre digo que a economia em uma obra começa primeiramente pela contratação de mão de obra e fazer uma boa pesquisa de preços. Uma das etapas da obra que merece atenção e cuidado, e não se pode protelar, é a parte estrutural, que deverá ser realizada e acompanhada por um profissional, que no caso é o engenheiro civil que realizará o trabalho levando em conta o custo beneficio e segurança. As outras etapas você economiza com uma boa cotação de todos os matérias empregados na obra.

Como você avalia o impacto econômico dos empreendimentos na vida das pessoas e da comunidade? A aquisição de um imóvel é na verdade a realização de um sonho de qualquer família, isso é positivo no aspecto de aumento da autoestima, onde toda comunidade ganha com o crescimento urbano e melhoria da qualidade de vida.

O impacto ambiental também é uma das prioridades de seus projetos? Sim. Hoje é de fundamental importância. Procuro orientar meus clientes a construir de forma mais consciente e a gerenciar a ocupação do lote a ser construído. Como exemplo, temos hoje aqui em Lagoa da Prata diretrizes que norteiam a elaboração de um projeto, que é a Lei 060/2006, que dispõe sobre o Plano Diretor Municipal.

Qual a sua principal característica ou diferencial como profissional? O que você busca oferecer de novidade para seus clientes? Um bom atendimento sempre tem seu lugar e ter conhecimento do ofício. Procuro trazer novas tendências de mercado, tanto na área estrutural, na parte de impermeabilizações e reciclar constantemente.

Qual obra já realizada que você tem um sentimento especial de ter feito o projeto? Graças a Deus são várias as obras que tive o prazer de realizar, como do Gabriel e Junia; Hamilton; Charles e Clícia; Hudson e Juliana e dentre outras nas quais tenho grande apreço. Todas que realizo são como se fossem minhas, tratadas com enorme carinho.   

Quem são seus clientes? E quais as áreas de atuação? São pessoas de todas as classes sociais, onde elaboramos projetos menores e maiores, temos clientes não só em Lagoa da Prata, mas em Japaraíba, Arcos, Moema, Samonte e região. Realizamos Cálculo estrutural; projeto arquitetônico, hidráulico, elétrico; maquete 3D; planilhas financiamento da CAIXA e execução de obras.

 

Conteúdo exclusivo do portal TV Cidade Lagoa da Prata. A reprodução total ou parcial está expressamente proibida sem a autorização por escrito da produtora, conforme determina a Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610), estando o infrator sujeitos às penalidades impostas pela legislação. É permitida somente a divulgação do teor integral por meio de compartilhamento nas redes sociais. 

 

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?