fbpx

Vacinação contra sarampo acontecerá até 30 de junho

Essa vacina tem como público-prioritário pessoas de 20 a 49 anos de idade em todo o país. A vacinação contra o sarampo será realizada independentemente da situação vacinal das pessoas na faixa etária preconizada.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), sob recomendação do Ministério da Saúde, promoverá até o dia 30 de junho, a 4ª etapa da Campanha de Vacinação contra o sarampo. Essa vacina tem como público-prioritário pessoas de 20 a 49 anos de idade em todo o país. A vacinação contra o sarampo será realizada independentemente da situação vacinal das pessoas na faixa etária preconizada. A meta é imunizar certa de 8.964.626 pessoas em Minas Gerais.

O grupo a ser imunizado deverá procurar as unidades de saúde usando devidamente a máscara de proteção e respeitar todas as normas de distanciamento e higiene.

A doença

O sarampo é uma doença prevenível por vacinação. Atualmente, a vacina que protege contra o sarampo está indicada:

  • Dose zero: Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).
  • 1ª dose: Crianças que completarem 12 meses (1 ano).
  • 2ª dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.

Pessoas entre 1 e 29 anos de idade, com 1 (uma) dose comprovada da vacina no cartão de vacina, deverá completar o esquema vacinal com a 2ª dose da vacina. Quem comprova as 2 (duas) doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.

Se a pessoa não tomou nenhuma dose da vacina, perdeu o cartão ou não se lembra:
De 1 a 29 anos: são necessárias 2 (duas) doses;
De 30 a 59 anos: apenas 1 (uma) dose.

A vacina é contraindicada durante a gestação pois são produzidas com o vírus do sarampo vivo, apesar de atenuado, e a gestação tende a diminuir a imunidade da mulher. O Ministério da Saúde por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) recomenda que mulheres em idade fértil devem evitar gravidez até 1 (um) mês após a vacinação.

Os tipos de vacinas que protegem contra o sarampo são:

Dupla viral: protege do vírus do sarampo e da rubéola. Pode ser utilizada para o bloqueio vacinal em situação de surto;
Tríplice viral: protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola;
Tetra viral: protege do vírus do sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora).

► DEIXE ABAIXO SEU COMENTÁRIO ◄