fbpx
jc1140x200

Vacinação contra gripe já começou

Foto: Marcus Ferreira

A campanha de vacinação contra a gripe acontece entre os dias 25 de abril e 1 de junho, em todos os PSF’s e na Policlínica II de Lagoa da Prata, das 8h às 16h. Já a campanha do dia D será realizada no dia 12 de maio das 8h às 17h, também nos PSF’s e na Policlínica II.

As clínicas particulares que possuem a vacina também estão preparadas para receberem as pessoas que não entram no grupo dos que podem se beneficiar no serviço público. Quanto à diferença da vacina da rede pública para a particular, Geraldo explica: “A vacina aplicada na rede pública é a trivalente e a da rede particular é a tetravalente, sendo que ambas possuem o vírus H3N2, que foi o responsável pelo surto mais recente de gripe que aconteceu nos EUA”.

Geraldo também falou sobre a importância das pessoas inseridas nos grupos não serem resistentes à vacina. “Os idosos muitas vezes possuem uma saúde mais debilitado tornando-o mais suscetível a desenvolver formas grave da gripe, por isso não devem ser resistentes à vacina. A vacina por ser de vírus morto não gera risco para gestantes podendo ser aplicada em qualquer idade gestacional. Vale ressaltar que este é um grupo que tem aderido pouco a campanha, porém mais susceptível a desenvolver complicações decorrentes da gripe. A vacina só é contraindicada para indivíduos com reação alérgica grave a proteína do ovo ou derivados do ovo, reação grave a dose da vacina em anos anteriores e crianças menores de 6 meses”.

Quanto ao público infantil, a pediatra do Hospital São Carlos, Dra. Tatiana Costa Marques, reafirma a segurança da vacina: “É graças às vacinas que as doenças não acometem 100% dos indivíduos. Portanto, a vacina é segura. As crianças pequenas são as mais suscetíveis às doenças, uma vez que suas defesas imunológicas ainda não estão bem formadas. Logo, quanto mais cedo for iniciada a vacinação, mais cedo elas ficarão protegidas. O índice de mortalidade infantil caiu 77% no Brasil em 22 anos e as vacinas estão entre os recursos que mais contribuíram para esse resultado”, disse a pediatra, lembrando que a importância dos pais estarem atentos a todas as vacinas do calendário infantil. “A vacina só confere a proteção prevista quando todas as doses são aplicadas na quantidade e prazos determinados na bula. É importante respeitar o calendário e manter a criança imunizada”.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?