fbpx
jc1140x200

Lagoa da Prata recebe doses da vacina pentavalente

A vacinação começa nesta terça-feira (4). As crianças devem tomar três doses da vacina, sendo aos 2, aos 4 e aos 6 meses de vida.

A Secretaria Municipal de Saúde informou nesta sexta-feira (31), que a Secretaria de Estado de Saúde disponibilizou para Lagoa da Prata 165 doses da vacina pentavalente, esta que é a combinação de cinco vacinas individuais em uma.

A vacinação no município será realizada na terça-feira (4) em todas as Unidades Básicas de Saúde, e será por ordem de chegada. As doses serão distribuídas proporcional ao número de crianças cadastradas.

Conforme o Secretário de Saúde, Geraldo de Almeida, o objetivo da vacina pentavalente é proteger as crianças contra múltiplas doenças ao mesmo tempo.

As crianças devem tomar três doses da vacina, sendo aos 2, aos 4 e aos 6 meses de vida, assim, garantindo a proteção contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b, responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta.

Confira o número de doses disponíveis nas UBS’s de Lagoa da Prata:

Policlinica II – 30 doses;

Américo Silva I – 10 doses;

Américo Silva II – 10 doses;

Gomes – 20 doses;

Marília – 15 doses;

Edil Handan – 25 doses;

Santa Eugênia – 10 doses;

Sol Nascente – 20 doses;

Chico Miranda – 15 doses.

Após ficar em falta, a vacina fica disponível

Para ofertar a pentavalente no calendário de vacinação do SUS, o Brasil compra a vacina via Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), uma vez que não existe laboratório produtor no país. Nos últimos anos o país tem enfrentado a falta da vacina nas Unidades Básicas de Saúde devido problemas na qualidade de um lote recebido que não foi aprovado pelos órgãos de controle de qualidade, isto provocou um desabastecimento que, segundo o ministério da saúde será sanado nos próximos meses.

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?