fbpx
jc1140x200

Vacina contra o rotavírus já está disponível em S. A. do Monte

Divulgação

A falta temporária ocorreu devido a baixa distribuição pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais

Pais ou responsáveis por crianças de 2 a 4 meses já podem procurar as Unidades Básicas de Saúde de Santo Antônio do Monte para a aplicação da vacina nas crianças. A primeira dose deve ser obrigatoriamente aplicada até a idade de 3 meses e 15 dias, e a última dose até os 7 meses e 29 dias.

A doença

O rotavírus é uma doença causada por sete tipos diferentes de sorotipos que são antigêncios diferentes, mas da mesma espécie microbiana. Porém, apenas três infectam o ser humano. Os principais sintomas são diarreia – que pode levar a desidratação -, vômitos e febre, além de problemas respiratórios, como coriza e tosse.

Transmissão

A transmissão pode ser fecal/oral ou seja, o vírus é eliminado nas fezes do paciente, contamina a água ou alimentos, e pode entrar em contato com a pessoa através das mãos.

As principais medidas para evitar a rotavirose é a higiene das mãos, que pode ser feita com água e sabão ou álcool-gel, principalmente antes das refeições e após o banheiro. Além disso, ingerir sempre alimentos bem higienizados e água tratada é fundamental.

*Com informações do Ministério da Saúde

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?