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Usuários dos Sistema de Saúde pedem melhorias no controle de atendimento na Farmácia Municipal

Eu, Adriano Santos, estive na Farmácia Municipal na tarde dessa sexta-feira (15), para conseguir um medicamento que, segundo o meu médico, estaria disponível na unidade. Ao chegar, meio perdido, perguntei como funcionava a fila. Uma das cerca de dez pessoas que aguardavam, acomodadas e assentadas em bancos, me respondeu que seria por ordem de chegada.

Uma senhora, muito simpática, me disse que eu seria atendido depois dela, que até então era a última da fila. Assentei-me no banco e como não havia ninguém conhecido para conversar, enquanto o tempo passava, fiquei apenas ouvindo a conversa alheia. Em poucos minutos uma mulher e uma mocinha “loira” chegaram e fizeram a mesma pergunta que eu, então eu disse a ela que eu era o último da fila, automaticamente ela seria atendida depois de mim. E dessa maneira prosseguiu, com a chegada de outros usuários. As atendentes, e eram em número considerável e eficientes, gritavam lá de dentro: “próximo”, e as pessoas
trocavam olhares procurando pelo “próximo” na expectativa de não cometerem erros, como o chamado “Fura-Fila”. Continuei em silêncio até que a mocinha “loira”, que estava ao meu lado, sussurrou para a mulher que estava com ela afirmando que eu era o “moço da TV”.
Foi impossível não ouvir, tão pouco controlar a sensação de prazer que isso nos Causa. Ao confirmar, com um olhar, que eu era o tal repórter da TV Cidade, a mulher então trocou de posição com a mocinha “loira” e começou a conversar comigo sobre aquela situação do atendimento na Farmácia Popular. Em pouco tempo todos ali se manifestaram com opiniões, reclamações, elogios e sugestões. Pediram-me que a TV Cidade pudesse interceder por eles na esperança de conseguirem uma solução para o problema.

Os usuários da Farmácia Municipal disseram que as atendentes são muito bem preparadas, muito simpáticas e que com a chegada da nova administração houve melhorias em todo o sistema de saúde da cidade, porém reclamaram da forma, segundo elas arcaica, de aguardar a vez de serem atendidas. Os usuários me disseram que com a simples instalação de uma maquineta de senhas, dessas que a gente encontra em casas lotéricas e agências bancárias, o problema seria resolvido em 100%. O fato de aguardar na fila, sem nenhum comprovante de posição, faz com que cada pessoa tenha que permanecer ali até ser atendido,
ou simplesmente perde a sua vez quando a atendente chamar o “próximo” e este não estiver presente. Com a senha, da maquineta, o usuário terá a noção de quando será atendido e estando com o comprovante em mãos pode até se ausentar, caso o número de pessoas seja grande, para executar outras atividades e posteriormente retornar a tempo de ser atendido,
sem perder a sua vez. Fica aqui então o pedido das pessoas que diariamente vão buscar seus medicamentos na Farmácia Municipal e esperamos que as autoridades responsáveis pela área de saúde de Lagoa da Prata possam estudar com carinho a viabilidade dessas reinvindicações populares.

Adriano Santos – TV Cidade, Lagoa da Prata

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