fbpx
jc1140x200

Uso obrigatório de máscara é decretado em Arcos

O documento publicado destaca algumas determinações para mototaxistas, proprietários de estabelecimentos comerciais e multas em caso de descumprimento.

Reportagem: Karine Pires

Nesta segunda-feira(25), a Prefeitura de Arcos publicou um novo decreto, que torna obrigatório o uso de máscara de proteção em todos os espaços públicos e privados da cidade. A medida é executada assim como em outros municípios da região, para evitar a transmissão do novo coronavírus.O documento publicado destaca algumas determinações para mototaxistas, proprietários de estabelecimentos comerciais e multas para pessoas físicas em caso de descumprimento.

Assim como em outros municípios da região centro-oeste, Arcos tem tido um aumento no número de casos confirmados por Covid-19. Até o momento, a cidade possui 23 casos confirmados.

Retorno das atividades de ambulantes na cidade e funcionamento de estabelecimentos

O Decreto nº 5.595 publicado na data de hoje, destaca que ambulantes cadastrados pelo Município poderão retornar ás suas atividades desde que sigam as condições  de que implementem medidas que evitem aglomerações e sigam outras medidas recomendadas pelas atuoridades de saúde além de portarem um alavará provisório emitido pela Vigilância Sanitária.

Os estabelecimentos comerciais como bares e pizzaria , inclusive os caminhões de comida – food trucks poderão funcionar através da modalidade de entregas. Em caso de descumprimento, os estabelecimentos serão interditados e  caso haja reincidência, terão o alvará cassado.Em relação aos  mototaxistas, fica vedado o fornecimento de capacetes aos passageiros que devem possuir o próprio capacete para usarem o serviço.

Penalização em caso do descumprimento 

Ainda de acordo com o documento o paciente que não segui o isolamento será encaminhado pela Secretarial Municipal de Saúde perante a autoridades policiais,  estando sujeito á sanções previstas na legislação penal.Também haverá a aplicação de multas para pessoas físicas que descumpram as medidas de prevenção contra a Covid-19.

As paradas para manutenção em empresas da cidade, estão autorizadas desde que sigam as determinações do órgão público. Nesta manhã (25), 4 pacientes foram diagnosticados com Covid-19, todos eram residentes de outras cidades e estavam em Arcos para trabalhar temporariamente na parada de manutenção de forno de uma empresa. 

Leia o Decreto na íntegra.

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?