fbpx
jc1140x200

Uniodonto faz parcerias e promove o dia da prevenção do câncer bucal em Lagoa da Prata

Nos dias 12 e 13 de fevereiro a Uniodonto promoveu uma ação de combate ao câncer bucal. De acordo com o Presidente da Uniodonto do Centro Oeste de Minas Gerais, Edmilson Almides dos Santos, o evento teve por objetivo conscientizar as pessoas que o câncer bucal, como qualquer outra doença se tratando precocemente tem cura.

A ação foi realizada com a pareceria da Fundação Chiquita Perillo, ACCCOM (Associação de Combate ao Câncer do Centro Oeste), Cooperativa Odontológica de Lagoa da Prata, Arcos, Santo Antônio do Monte; Embaré, Sicoob Crediprata, Lagoacred, Prefeitura Municipal, SAAE, Supermercado ABC, Superfestas e Copiadora Maciel.

No Projeto foram envolvidas 22 pessoas, sendo 12 da Fundação Chiquita Perillo, 03 da ACCCOM (Associação de Combate ao Câncer do Centro Oeste), 04 da Uniodonto Centro Oeste de Minas e 03 do CRO – Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais.

Cerca 200 pessoas fizeram o autoexame (annaminese), e foram distribuídas 2.500 cartilhas e folders de informações sobre o câncer de boca.

Segundo Edmilson, três suspeitas foram detectadas, e as mesmas serão encaminhas para biópsia, pois caso haja  a confirmação da doença serão encaminhadas para a ACCCOM em Divinópolis. “Durante os dias da campanha, tivemos a presença dos consultórios itinerantes (odontomóvel) da ACCCOM e da UNIODONTO para exames gratuitos e rastreamento de lesões suspeitas e orientações sobre técnicas de escovação dadas por mim,  Dr. Reinaldo e Rodrigo. As voluntárias da Fundação Chiquita Perillo (Núcleo do Câncer) ajudaram na triagem e preenchimento deformulários e distribuição de kits de higiene bucal doados pelo CRO – Conselho Regional de Odontologiade MG”, afirmou.

De acordo com o enfermeiro da ACCOM, Altair de Miranda, além dos cuidados com o câncer bucal fizemos orientações sobre a prevenção de todos os tipos de câncer. “Fizemos a prevenção de câncer de boca, mas já tivemos aqui a suspeita de dois casos de câncer de pele que serão levado ao ambulatório dermatológico da ACCCOM de Divinópolis”, frisou.

 

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?