fbpx
jc1140x200

Treinamento Eneagrama é realizado em Lagoa da Prata

O Eneagrama possibilita o despertar das potencialidades. (foto: Arquivo Pessoal)

Resposta para o ‘Quem Sou Eu?’: Eneagrama é ferramenta para identificar personalidade e motivações

Aconteceu entre os dias 11 e 19 de setembro em Lagoa da Prata o Treinamento Eneagrama, do Instituto Você. Os encontros, que aconteceram às segundas e terças no auditório do Sicoob Lagoacred Gerais, reuniram 21 pessoas.

Figura geométrica formada por nove pontas e utilizada há milhares de anos com fins terapêuticos, o eneagrama é mais do que uma ferramenta para aprimorar as relações humanas. Ao permitir que cada pessoa se encontre entre os tipos diferentes de personalidade, possibilita a (re) descoberta da essência e o despertar das potencialidades de cada um.

Dentista por formação, facilitadora de eneagrama por paixão, Viviane Maia conta que se encantou pela técnica ao vivenciar os benefícios na própria vida. Apesar de não ter tido gatilhos para buscar uma ferramenta de autoconhecimento, ela revela que as mudanças percebidas no dia a dia foram, além de muitas, valiosas.

“Percebi limitações que me impediam de avançar, de tornar a vida mais leve e de vivê-la plenamente. Aumentei minhas capacidades, potencialidades e, automaticamente, melhorei as relações no trabalho e em família, a forma como lidava com cada pessoa”, detalha a professora, facilitadora no Instituto Você – especializado em treinamento e desenvolvimento humano com 35 unidades pelo Brasil.

Autoexame

Ao contrário dos mapas astrais, por exemplo, que geralmente, são construídos por uma segunda pessoa, a metodologia do eneagrama é baseada no autodiagnóstico. Significa que as descobertas pessoais, apesar de contarem com um intermediador (os facilitadores), são feitas por cada pessoa, individualmente.

A figura identifica nove tipos com base em três diferentes grupos: emocional (tipos 2, 3 e 4), de inteligência racional (5, 6 e 7) e de inteligência prática (1, 8 e 9). É mais ou menos como um espelho diante de quem faz o “autoexame”.

“Muitas pessoas buscam aprofundar o conhecimento que têm fazendo mestrado, doutorado. Mas o que não sabem é que o mais importante é a maneira como pensam e reagem. O eneagrama fornece novos pensamentos, transforma nossas atitudes e sentimentos”, destaca a treinadora.

Viviane Maia ministrará outro curso de eneagrama em Lagoa da Prata nos dias 27 e 28 de novembro, 04 e 05 de dezembro. E lembra que, democrática, a ferramenta “abraça” qualquer idade e tipo de pessoa. “Muitas vezes, nossas limitações nos levam a deixar sonhos e desejos de lado. Quanto mais cedo tomamos consciência disso, mais fácil fica a conduzir a vida”, reforça.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?