Tem início campanha de vacinação contra gripe no Centro-Oeste MG

Tem início campanha de vacinação contra gripe no Centro-Oeste MG

A campanha tem três etapas de imunização e segue até 9 de julho. A SES-MG reforça que é importante a imunização da população contra a influenza H1N1 e que a vacina da covid-19 e da gripe não podem ser tomadas juntas.

A campanha de vacinação da gripe (influenza h1n1) começou nesta segunda-feira (12) em todo o país, assim como Lagoa da Prata,  Arcos, Japaraíba e Santo Antônio do Monte. A campanha tem três etapas de imunização, a primeira etapa contempla crianças de 6 meses a 5 anos de idade gestantes, puérperas; povos indígenas; trabalhadores da saúde. Conforme divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), a campanha segue até 9 de julho.

Netwise

Em Lagoa da Prata,  a vacinação acontece nos postos de saúde ou Policlínica 2. Em Arcos, a prefeitura informou que a vacinação é realizada nos postos de saúde e o público-alvo deve ligar nos postos em que está cadastrado para fazer o agendamento para evitar aglomerações no local.  Nesta etapa, os trabalhadores da saúde contemplados no município, serão os que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à Saúde. Em Japaraíba, o público-alvo deve procurar pela Policlínica, e os telefones são: (37) 3354-1119 ou (37) 3354-1398.

Já em Santo Antônio do Monte, a Prefeitura informou que a imunização é realizada nas salas de vacinação dos postos de saúde, de segunda a sexta-feira (13), de 7h às 17h. A prefeitura informou ainda que, esta primeira etapa termina no dia 10 de maio. Em nota, foi informado também que é necessário que os profissionais de saúde levem um comprovante de atuação vigente. A Administração Municipal reforçou ainda sobre a importância de se manter os cuidados contra a covid-19, como aglomerações no local de vacinação .

Vacina da gripe e da covid-19

De acordo com o Ministério da Saúde, as vacinas contra a covid-19 e contra a gripe não devem ser tomadas ao mesmo tempo. A recomendação é que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário tomem primeiro a vacina contra a covid-19 e depois a vacina contra a gripe após um intervalo mínimo de 14 dias.

Confira abaixo o público e o cronograma de vacinação divulgado pela SES-MG:
  • Primeira etapa Primeira (12/04 a 10/05) : Crianças (6 meses a 6 anos de idade); gestantes, puérperas; povos indígenas; trabalhadores da saúde.
  • Segunda etapa (11/05 a 08/06): Idosos com 60 anos e mais e professores.
  • Terceira etapa (09/06 a 09/07): Pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte Coletivo Rodoviário Passageiros Urbano e de Longo Curso; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade ; População privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

A SES-MG ressaltou em comunicado que, as ações de imunização são de extrema importância contra a gripe e devem ser mantidas, mesmo com os desafio impostos pela pandemia da covid-19. Neste momento, no estado mineiro que está seguindo as determinações da Onda Roxa do plano Minas Consciente.

► DEIXE ABAIXO SEU COMENTÁRIO ◄