fbpx
jc1140x200

Tem início 4ª fase da campanha de vacinação contra o sarampo

A campanha de imunização está aberta para que as pessoas possam se vacinar de forma espontânea durante a campanha de vacinação contra a influenza.

A Campanha Nacional de Vacinação Indiscriminada contra o Sarampo chegou à sua 4ª fase neste mês de maio. A imunização está ocorrendo desde 23 de março  e se encerrará em 30 de junho. A iniciativa é promovida pelo Ministério da Saúde e nesta fase, têm como público alvo a vacinação de pessoas adultas com idades de 20 a 49 anos.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, para evitar aglomerações nos postos de saúde, o Ministério da Saúde orienta que as pessoas sejam atendidas no período de vacinação da campanha contra a influenza que será encerrada no dia 5 de Junho, a orientação faz parte de uma estratégia adotada pelo órgão para evitar aglomeração em função da pandemia da Covid-19. A partir desta data, a campanha contra o sarampo continuará e será intensificada para o público que precisa tomar a vacina.

O que é a doença

O sarampo é uma doença infecciosa considerada grave, assim como a gripe e outras doenças virais, é transmitida pela falar, tosse e espirro. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade e é possui alto nível de contágio. Para se prevenir contra a doença é necessário se vacinar. A vacina é fornecida de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é distribuída nas Unidades básicas de Saúde (UBS).

Sintomas 

Sintomas como febre, manchas avermelhadas pelo corpo (exantemas), tosse, coriza, conjuntivite (olhos vermelhos e lacrimejantes), fotofobia (sensibilidade à luz) e pequenas manchas brancas dentro da boca (manchas de Koplik) são índices fortes de que são decorrentes do sarampo.

Etapas anteriores da vacinação

As etapas anteriores de vacinação ocorreram no fim do ano de 2019 nos meses de outubro e novembro, aonde foram vacinadas crianças e adultos. Já no período de 10 de fevereiro a 13 de marco, o público prioritário da vacina foram as crianças e jovens de 5 e 19 anos.

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?