fbpx
jc1140x200

Taxa de desemprego em Minas quase dobra em um ano

Milhares de mineiros seguem em busca de uma vaga no mercado de trabalho nestes tempos de crise. Segundo o IBGE, a taxa de desemprego na Região Metropolitana de Belo Horizonte está chegando à casa dos 8%, praticamente o dobro do registrado no ano passado. A média nacional é ainda maior: 8,3%.

Até 2014, uma situação comum em Minas e no país era a escassez de mão-de-obra para alguns setores. Profissionais como diaristas e pedreiros estavam sendo disputados a peso de ouro pelos empresários. Hoje, no entanto, a situação é bem diferente.

Estudantes universitários também têm sofrido com a escassez de vagas, inclusive para estágios em cursos que tradicionalmente sempre ofereceram muitas oportunidades. “Quando a gente começa a fazer o curso, a gente nunca imagina um declive na área de construção civil, que é uma área que sempre abrange grandes oportunidades, que sempre tem muitas vagas. Mas hoje em dia não está acontecendo, especialmente por causa da crise econômica no país”, lamentou Mateus Amaral, estudante do curso de engenharia civil na Fumec.

Situação ainda mais complicada vive Carolina de Aguiar, aluna do curso de design gráfico. Apesar de já estar no sétimo período, ela ainda não conseguiu nenhum estágio em sua área. “É bastante difícil para o designer gráfico, para o próprio designer em si conseguir um estágio. Está com menos ofertas de estágio sim (por causa da crise)”, disse a estudante.

O economista e coordenador do curso de Relações Internacionais da faculdade Ibmec, Reginaldo Nogueira, avalia a situação da crise em Minas e fala que a recessão também já chegou ao interior do estado. “Se a gente olha a Pnad contínua do IBGE, que vai a mais de três mil cidades também no interior, o desemprego já é superior a 8%, quando você considera a extensão total do país. O desemprego vem crescendo e isso deve se manter infelizmente por um período grande ainda”, afirmou o economista.

Por: Priscila Mendes (Rádio Itatiaia)

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?