fbpx
jc1140x200

Sucesso garantido na 1ª Feira do Empreendedorismo Escolar de Moema

Foto: Reprodução/Divulgação

A manhã de sábado do dia 25 de agosto foi muito especial para a comunidade de Moema. A 1ª. Feira do Empreendedorismo Escolar de Moema movimentou a cidade e encantou milhares de pessoas que foram de perto conhecer e provar as delícias como doces, conservas, bolos, pães de alho, farinha, rapadura e saborosas quitandas, preparadas pelos alunos das escolas municipais, do pré-escolar ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Como recompensa pelo esforço e dedicação, as crianças, além do intenso aprendizado recebido, terão a renda apurada com as vendas na feira, revertida em uma festa de formatura e uma viagem a Belo Horizonte.

Numa iniciativa da Prefeitura Municipal de Moema, através da Secretaria de Educação e em parceria com o Sicoob Crediprata e o Sebrae/MG, a feira representou o ponto mais alto do Programa Cultura Empreendedora iniciado em 2017, com a capacitação dos professores do ensino fundamental, seguido do seu desenvolvimento no primeiro semestre deste ano. Com o objetivo de disseminar o empreendedorismo nas escolas, formando professores e despertando para novas possibilidades no processo escolar, o resultado esperado é desenvolver na criança habilidades empreendedoras que contribuirão para sua inserção no mercado de trabalho.

O Prefeito Gilvan Lacerda falou, em entrevista para a Rádio Tropical, sobre a importância das parcerias para realização do projeto: “Este é um momento de união de forças. O Sebrae e o Sicoob Crediprata estão dando total apoio à prefeitura para a realização deste programa, a fim de despertar a cultura empreendedora nas nossas crianças, que são o futuro da sociedade.”

O analista técnico do Sebrae, Denis Magela da Silva, reforçou a importância de se trabalhar com as crianças a cultura empreendedora: “A cultura empreendedora e a educação cooperativista é um programa do Sebrae, que implementamos junto com os municípios em busca do desenvolvimento local” e avisa: “Trabalhamos aqui em Moema com a rede municipal, mas já há interesse por parte do município, que esse trabalho se estenda para a rede estadual”. Para a gerente do Sicoob Crediprata em Moema, Renata Lobato, a parceria na realização da feira é motivo de alegria e maior proximidade com a comunidade. É uma oportunidade de nos aproximarmos da comunidade, mostrando que os objetivos do Sicoob Crediprata vão muito além de gerar soluções financeiras. ”

DEPOIMENTOS

Foto: Arquivo Pessoal

Edinamar Assunção – Secretária de Educação do Município de Moema

A Feira é resultado da busca por uma metodologia focada em empreender, liderar e aproveitar as oportunidades que o mercado oferece. Com ela é possível desenvolver noções de finanças e comércio, trabalhar os conceitos de ética e cidadania, melhorar a valorização dos produtos regionais e sua cultura, bem como o manuseio de semeadura, plantio, colheita, além dos cuidados com o meio ambiente.

Foto: Arquivo Pessoal

Tatiana Rogéria da Silva – mãe de Gabriela do 4º Ano da Escola Municipal Venina Gomes

Acompanhando os trabalhos realizados na feira, pude perceber que não basta apenas ter vontade para se tornar um empreendedor. Para chegar ao sucesso é preciso contar com orientação e preparação adequada, missão essa da “Escola” que além de preparar os estudantes para o mercado de trabalho, forma cidadãos críticos e conscientes que no futuro contribuirão como agentes de mudança na sociedade em que vivemos. Na oportunidade agradeço a toda equipe Venina Gomes pelo convite para ser uma colaboradora dessa feira de grande sucesso!

Foto: Arquivo Pessoal

Renata Lilian Ferreira Nunes – Supervisora do CEMEI Geraldo Ferreira da Costa

Idealizamos empreender a partir do cultivo das hortaliças, considerando a faixa etária das crianças do CEMEI. Acredito termos atingido 100% dos objetivos propostos, além da adesão de toda a equipe. Estamos promovendo aulas práticas de culinárias muito saborosas e interessantes com as crianças.

Letícia Assunção – 5º ano E. E. Quincas Lacerda

Gostei muito de participar do projeto, aprendi que nada é fácil, mas que com planejamento conseguimos alcançar o nosso objetivo e tivemos lucro.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?