fbpx
jc1140x200

Solange Barbosa – Comidinhas (Finger Foods)

Para receber os amigos, nem sempre é preciso fazer um jantar formal. Você pode organizar um encontro mais descontraído, reunindo os convidados em torno da mesa de centro da sala de estar. Diversos cozinheiros têm oferecido uma seleção variada de canapés e entradas como refeição principal. Em muitos momentos, a refeição clássica de três pratos está cedendo lugar às pequenas porções- as sedutoras comidinhas.

Dependendo do país, esses pratos minimalistas são chamados de aperitivos (Brasil), tapas (Espanha), mezzes(Líbano), antepastos(Itália) ou entradas. Mas seja qual for sua origem, eles compartilham a mesma semelhança: uma mescla de sabores salgados, doces, ácidos e picantes que desperta o paladar.

E não há como resistir: todos vão querer mais.

No entanto, o sabor não é o único motivo para esse movimento em direção a mesa de centro; o outro é o estilo de vida. Uma noitada ao redor de vários pratos exóticos promove uma atmosfera mais sociável e descontraída do que quando experimentamos vários pratos mais formais. Além disso, é uma maneira de receber com estilo, mesmo morando em um apartamento pequeno.

Espero que tenha tanto prazer em fazê-las quanto eu tive.

Seus amigos ficarão impressionados se você os receber com uma combinação de entradas ou criar um cardápio completo. Segue a primeira sugestão, de muitas outras que virão posteriormente.

 

 

Camarão ao Coco

(Ao molho de manga e hortelã)

Ingredientes

500g de camarões grandes limpos sem casca com a colinha

125g de maisena

4 claras ligeiramente batidas

125g de coco desidratado sem açúcar

Sal, limão e pimenta a gosto

600ml de óleo vegetal (canola, milho ou girassol)

 

Preaqueça o forno a 150°C. Lave e seque os camarões em papel toalha. Coloque a maisena, as claras de ovo levemente batidas e o coco em três vasilhas separadas. Tempere os camarões com sal, limão e pimenta a gosto e passe na maisena. Retire o excesso. Passe na clara e por fim no coco.

Aqueça o óleo numa wok grande ou numa panela média até que um pedaço de pão seco colocado no óleo comece a fritar imediatamente.

Mergulhe os camarões no óleo até dourarem, cerca de seis por vez. Deixe

escorrer em papel-toalha e mantenha quente no forno até terminar o procediment. Sirva com o molho de manga e hortelã e, se quiser, enfeite com raspas de limão.

 

Molho de Manga e Hortelã

1 manga grande em pedaços

Suco de 2 limões

1 pimenta dedo de moça de 1cm sem sementes picada

Folhas de hortelã

Coentro fresco picado

1 colher (chá) de molho de peixe (hondashi)

2 colheres de( sopa) de iogurte natural

Bata bem todos os ingredientes no processador.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?