Sicoob Crediprata prepara associados para cargos em seus conselhos

Sicoob Crediprata prepara associados para cargos em seus conselhos

O Treinamento Novas Lideranças faz parte do Plano de Sucessão de Administradores, aprovado na última assembleia da cooperativa

O Sicoob Crediprata realizou no dia 17 de fevereiro o treinamento Novas Lideranças para seus associados. O evento, que aconteceu no Espaço Divina Gula, reuniu vinte e sete associados e teve o objetivo de desenvolver novas lideranças cooperativistas com foco na formação de futuros candidatos aos conselhos administrativo e fiscal.

Segundo a secretária executiva Marilene Dias Carvalho, a ideia de promover o treinamento surgiu após a aprovação do Plano de Sucessão de Administradores na Assembleia Geral Extraordinária do Sicoob Crediprata, que foi realizada no dia 10 de novembro do ano passado. O plano tem o objetivo de garantir a perpetuação da cooperativa no mercado e a melhoria contínua nos órgãos estatutários, que seria possível somente com o treinamento realizado. “Participaram deste treinamento de liderança associados de vários ramos e atividades, que tiveram acesso a várias informações da cooperativa. Eles puderam, com seus conhecimentos, interagir e contribuir com ideias e propostas possíveis de tornar a cooperativa ainda melhor para os associados, e para as comunidades em que atuam“, afirmou.

O treinamento abordou temas com a Legislação do Cooperativismo de Crédito, Assembleias e Governança como AGO, AGE, AGE especial; Estatuto Social; Quadro Social – representações; Conselho de Administração; Conselho Fiscal e Diretoria Executiva; a estrutura das cooperativas de crédito no Brasil; a estrutura do Sistema Sicoob; a estrutura funcional de uma cooperativa singular; a inserção das cooperativas de crédito no mercado financeiro, e gestão das cooperativas de crédito.

Carvalho destacou que os associados que participaram puderam ter contato com a legislação e história do cooperativismo de crédito e estrutura funcional de gestão e administração do Sicoob Crediprata. “Este treinamento acontecerá sempre que houver processo eleitoral, ou quando houver demanda fora deste período. É muito importante que os associados se mantenham informados para poderem participar e contribuir com a evolução contínua da cooperativa. A cooperativa é resultado do sucesso das atividades de seus associados, por isso investe na capacitação deles com utilização de recursos específicos (FATES), e com viabilização de parcerias com outras instituições como OCEMG, SEBRAE, SENAC, ACE/CDL e outras. Esse é o modelo ganha-ganha onde o associado fica mais bem preparado, faz melhor gestão, tem melhores resultados e, consequentemente, se desenvolve econômico e socialmente, fazendo com que a cooperativa atenda seu papel social”, explicou.

► DEIXE ABAIXO SEU COMENTÁRIO ◄