fbpx
jc1140x200

Secretário de Saúde de Lagoa da Prata esclarece dúvidas sobre o Samu

Ilustração / Reprodução Blog Pró-Saúde

Desde a sua inauguração, o Samu de Lagoa da Prata já realizou 17 atendimentos

O Secretário de Saúde de Lagoa da Prata, Geraldo de Almeida, em entrevista à rádio Veredas, falou hoje (13) sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Segundo o secretário, o serviço vem enfrentando problemas com trotes, que são feitos por cidadãos que tentam solicitar o atendimento desnecessariamente. “Recebi hoje da Central Regional do Samu, que fica em Divinópolis, o número de trotes descritos no relatório de 7 a 13 de junho. Tivemos 531 chamadas consideradas trote, ou seja, 22,4% das chamadas são consideradas trotes; e chamadas que resultaram em orientação médica deram 361, ou seja, 15%. Chamadas de urgência e emergência recebemos 78%, que resultaram em atendimentos. O índice de trotes é muito alto. No momento em que o Samu é acionado também são feitas séries de perguntas e a partir das respostas de quem solicitou o serviço é verificado se trata de uma ligação verdadeira. A equipe está treinada para todos os atendimentos”, afirmou.

As ligações são recebidas pela central de Divinópolis, onde se tem 3 médicos de plantão 24 horas e mais uma equipe de enfermagem, de apoio e administrativa.  “O sistema telefônico identifica de onde está saindo a chamada para que esses trotes sejam  identificados já no momento da ligação”.

Geraldo de Almeida – secretário de Saúde de Lagoa da Prata

O sistema do Samu funciona em rede, ou seja, a ambulância que está no município pode atender em outros locais. “Prioritariamente, a nossa ambulância atenderá Lagoa da Prata e Japaraíba, mas precisando vamos até Santo Antônio do Monte, Formiga e outras cidades.  Ele funciona em rede, são 28 bases que vão atender os 54 municípios”.

Geraldo ainda destacou que o Samu deve ser acionado quando se tratar de uma urgência/emergência. “Esse não é um serviço para transportar uma pessoa que não está em um estado de emergência para uma unidade hospitalar. Existe uma classificação de risco e um protocolo criado na Europa, chamado de Protocolo de Manchester que, de acordo com o estado clínico do paciente, este é classificado por cores. Esse protocolo é utilizado no Brasil em larga escala pelo Sistema Único de Saúde. Vale ressaltar que em caso de acidentes de trânsito sempre se deve chamar o Samu, mas caso haja alguém preso às ferragens  deve-se chamar o Corpo de Bombeiros também. Inclusive, na central de Divinópolis há um bombeiro para prestar esse tipo de atendimento também”.

Para transportes que não sejam de emergência, o município possui o transporte sanitário que também é regulamentado de acordo com a necessidade e o caso do paciente. Para solicitar os serviços do Samu, ligue 192.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?