fbpx
jc1140x200

Secretaria de Saúde de Lagoa da Prata solicita que população coloque cartão de vacina em dia

Ilustração

As vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde de Lagoa da Prata

A Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa da Prata está realizando uma campanha para que a população coloque o cartão de vacina em dia. Os adultos também precisam ser imunizados. Quem está com as vacinas desatualizadas coloca em risco não apenas a própria saúde, mas também pode se tornar um transmissor de doenças, em especial para as crianças, que são mais vulneráveis.

Segundo o Ministério da Saúde, a partir dos 20 anos você precisa se vacinar ao menos contra sarampo, caxumba, rubéola, hepatite B, febre amarela, difteria e tétano. Para se proteger de todas essas doenças, são quatro tipos de vacinas, disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS):
Hepatite B – são três doses, para quem não tomou durante a infância ou nunca teve a doença. Você deve tomar a segunda dose um mês após a primeira; e a terceira, seis meses após a segunda.
Tríplice viral (SRC) – protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A dose é única e é contraindicada para gestantes e pessoas com imunidade comprometida.
Dupla adulto (dt) – protege contra difteria e tétano. Você precisa tomar uma dose a cada dez anos, por toda a vida.
Febre amarela – você também precisa ser vacinado uma vez a cada dez anos. É indicada somente para quem reside ou para quem vai viajar para lugares onde o risco da doença é alto. Mas ela é contraindicada para as gestantes e para as mulheres que estiverem amamentando.

As vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde de Lagoa da Prata.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?